Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Nazareno
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106892
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013
id UFSC_8af6d4d96b6882bbafb05e8aab23500d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106892
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagemPavimentosGeometriaEstudo e ensino (Superior)EnsinoFlorianópolis (SC)Tecnologia da informaçãoAprendizagemMetodologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013A presente pesquisa investigou de que maneira um Objeto de Aprendizagem (qualquer recurso digital formado a partir de componentes instrucionais com características de reutilização), inserido numa sequência de atividades, favorece o estudo das pavimentações do plano formadas por polígonos regulares. A concepção e realização das atividades contemplaram elementos da metodologia de resolução de problemas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e se desenvolveu a partir de um experimento de ensino. Ela foi aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A análise dos registros dos alunos se apoiou no quadro teórico de Bernard Parzysz, que trata sobre o raciocínio geométrico nas resoluções das atividades feitas pelos alunos. As análises feitas a partir dos registros dos alunos (roteiros de atividades, registros de áudio, registros das telas do computador, roteiros dos observadores) inferem que, apesar de algumas limitações apresentadas pelo Objeto de Aprendizagem, o modo como ele foi trabalhado juntamente com as atividades favoreceu no estudo e nas discussões referentes às possibilidades e tipos de configurações das pavimentações regulares e semirregulares <br>Abstract: This research has investigated how a Learning Object (any digital resource formed from instructional components with characteristics of reusebility), inserted a sequence of activities, promotes the study of tilings of the plane formed by regular polygons. The conception and performance of activities have contemplated some elements of the methodology for problem solving. The research is characterized as qualitative and evolved from a teaching experiment. It was applied with students of 2nd year of High School, College Application, Federal University of Santa Catarina. The analyses of student records have basead on the Bernard Parzysz?s theoretical framework, which deals with geometric reasoning in resolutions of the activities that have done by the students. The analyses from the student records (scripts activities, audio records, records of computer screens, scripts observers) have concluded that, despite some limitations presented by the Learning Object, the way it was working together with the activities favored the study and the discussions regarding the possibilities of configurations and types of regular and semirregulares tessellations.Flores, Cláudia ReginaCosta, David Antonio daUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrea, Nazareno2013-12-05T22:40:00Z2013-12-05T22:40:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis189 p.| il., grafs., tabs.application/pdf318862https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106892porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106892Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
spellingShingle Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
Correa, Nazareno
Pavimentos
Geometria
Estudo e ensino (Superior)
Ensino
Florianópolis (SC)
Tecnologia da informação
Aprendizagem
Metodologia
title_short Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title_full Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title_fullStr Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title_sort Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
author Correa, Nazareno
author_facet Correa, Nazareno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Costa, David Antonio da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Nazareno
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentos
Geometria
Estudo e ensino (Superior)
Ensino
Florianópolis (SC)
Tecnologia da informação
Aprendizagem
Metodologia
topic Pavimentos
Geometria
Estudo e ensino (Superior)
Ensino
Florianópolis (SC)
Tecnologia da informação
Aprendizagem
Metodologia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T22:40:00Z
2013-12-05T22:40:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 318862
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106892
identifier_str_mv 318862
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652400419930112