Adaptações ao projeto de embarcações de pesca do método de vara e isca-viva focando em redução de impacto ambiental e ganho de eficiência
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182103 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia Naval. |
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Adaptações ao projeto de embarcações de pesca do método de vara e isca-viva focando em redução de impacto ambiental e ganho de eficiênciaPesca IndustrialBonito-listradoVara e Isca-vivaEmbarcações de PescaProjeto de NaviosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia Naval.O presente trabalho teve por objetivo realizar o levantamento das especificações de projeto e a etapa de projeto preliminar dos principais atributos de uma embarcação de pesca do método de vara e isca-viva, visando adequar as embarcações à necessidade de obter isca em cativeiro e reduzir a mortalidade de iscas durante o processo de busca e pesca de atum. Foram realizados estudos de adequação de arranjo e seleção de equipamentos para atingir os objetivos. Conclui-se que o uso de bombas de sucção pode ser adequado para o transbordo seguro de iscas; ao embarcar 5,41 toneladas de isca a chance de pescar 120 toneladas de atum é de cerca de 50%, com base em históricos de rendimento; o posicionamento mais adequado das tinas é tanto mais próximo da meia nau quanto possível, devido à aceleração vertical imposta pelas ondulações do local de operação; o sistema de circulação de água das tinas deve basear-se no monitoramento constante dos parâmetros de temperatura, pH e oxigênio dissolvido e na circulação e aeração da água. Apesar de ainda não ser uma realidade, a obtenção da isca em cativeiro, atrelada a esforços na redução da mortalidade, têm potencial de até dobrar a produção do atum devido à redução do tempo para iscagem, gerando vantagens econômicas e ambientais.Calil, Luis Fernando PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Antonio Felipe Gomes2017-12-12T11:52:37Z2017-12-12T11:52:37Z2017-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182103porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-12T11:52:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182103Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-12T11:52:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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