O direito de acesso à educação infantil: Investigando o perfil das famílias das crianças inseridas na Creche Vovó Dolores – município de Palhoça
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103580 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de serviço social. |
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O direito de acesso à educação infantil: Investigando o perfil das famílias das crianças inseridas na Creche Vovó Dolores – município de PalhoçaPolítica SocialPolítica EducacionalEducação InfantilCreche Vovó DoloresTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de serviço social.O presente trabalho tem como objetivo traçar de analisar o perfil das famílias inseridas na Creche Vovó Dolores do bairro ponte do Imaruim – Palhoça / SC, analisando se a referida creche ainda está identificada com aquilo evidenciado na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 onde diz que a “educação é direito de todos e dever do Estado e da família”, ou se ela segue o modelo de creche atual que visa garantir o acesso àquelas crianças oriundas de classes baixas, que permanecem na creche enquanto os pais trabalham. Para o melhor desenvolvimento do trabalho recorremos à contextualização da Política Social em âmbito geral, a partir disso, foi tratando especificamente sobre a Política Educacional, buscando entender a referida política, a partir da sua contextualização histórica. É exatamente nesse contexto, que situamos o campo de nossa análise, abordando a Educação da Infância, e mais objetivamente a oferta da Educação Infantil no atual contexto. Para tanto usamos como referência de análise o contexto específico da Creche Vovó Dolores – creche pertencente a rede pública municipal de Palhoça. A análise aqui apresentada busca sistematizar criticamente os dados coletados, tendo como referência os fundamentos da pesquisa qualitativa. Para tanto, utilizou-se autores como Behring (2009) Medeiros (2001), Bressan (2006), Couto (2004), Pereira (2001), Azevedo (2004), Kramer (2001), dentre outros não menos importantes.Bressan, Carla RosaneUniversidade Federal de Santa CatarinaBatista, Emanuella2013-07-17T14:27:24Z2013-07-17T14:27:24Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103580porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:26:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103580Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:26:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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