O ensino de graduação em odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina: um estudo crítico-reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spiger, Vinícius
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188267
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2017.
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spelling O ensino de graduação em odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina: um estudo crítico-reflexivoOdontologiaEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2017.Objetivou-se promover uma reflexão crítica sobre o ensino de graduação em Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio de uma metodologia mista. O estudo dividiu-se em dois principais momentos: uma análise teórico-reflexiva sobre as vertentes do ensino e da educação em Odontologia e uma análise contextual do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC, produzindo quatro manuscritos e uma prospectiva de ensino. O primeiro manuscrito buscou uma reflexão teórica, pela revisão bibliográfica sobre a fragmentação moderna no contexto do ensino em Odontologia, em uma abordagem educacional clássica. Avaliaram-se publicações de 2013-2016 na base de dados SciElo, evidenciando a possibilidade de melhorias na reflexão sobre a atuação do cirurgião-dentista ao embasar seu ensino em virtudes morais e intelectuais, ampliando a cooperação professor-aluno e as ferramentas cognitivas do Trivium. Pela Gramática, pode-se compreender diferentes símbolos e suas apresentações. Pela Lógica, descobre-se a forma de conhecer o mundo, transformar e validar conceitos, fundamentando competências críticas e se capacitando para a tomada de decisão. Por meio da Retórica, pode tornar-se hábil no papel de indivíduo comunicativo. O segundo manuscrito abordou o uso de práticas reflexivas no ensino de graduação em Odontologia, através de uma revisão integrativa, em um método de seis etapas: (1) identificação do tema e formulação da pergunta de pesquisa Quais são as práticas reflexivas utilizadas no ensino de graduação em Odontologia? ; (2) estabelecimento dos critérios de inclusão (texto publicado em inglês, português ou espanhol; e texto disponível completo) e de exclusão (falta de relação direta com o tema; avaliação de outras áreas ou níveis de ensino em saúde) e busca na literatura; (3) definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; (4) avaliação dos estudos incluídos; (5) interpretação dos resultados; e (6) apresentação da síntese do conhecimento. Por meio dos termos e operadores booleanos: Reflective Learning (AND) Dental Education (OR) Dental Students (OR) Dentistry, uma busca foi conduzida nas bases: PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane Library, SciElo, Scopus, de janeiro à março de 2017, resultando em 261 estudos. Após a aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, avaliaram-se 43 artigos, que destacaram as práticas: textuais, diálogos, debates, comunitárias, mídias, narrativas, as tutorias e autoavaliações. Entre as dificuldades estão: resistência, tempo e critérios, indicando a necessidade de pesquisas para compreender melhor as limitações e aplicabilidades destas práticas. O terceiro manuscrito promoveu uma análise organizacional da graduação em Odontologia da UFSC, por uma pesquisa descritiva e exploratória, documental e analítica, com dados secundários coletados em sites institucionais e de documentos oficiais. A gestão do curso é composta por Coordenação, Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso. O Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) objetiva contextualizar, investigar e ensinar os fazeres e saberes da Odontologia, pela formação generalista e produtora de saúde, em bases morais, éticas, filosóficas, científicas, voltadas para a realidade brasileira, e estruturado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), articulando ensino, pesquisa e extensão. O currículo atual apresenta 66 disciplinas obrigatórias, entre Ciências Odontológicas (43,94%), Ciências Biológicas e da Saúde (27,27%), Estágio Curricular Obrigatório (13,64%), Ciências Humanas e Sociais (9,09%), Trabalho de Conclusão de Curso (6,06%). A carga-horária é de 5076 horas-aula, concentrada em Ciências Odontológicas (45,74%), Ciências Biológicas e da Saúde (23,76%), e Estágios Curriculares (20,92%). O curso oferece estágio não-obrigatórios, projetos de extensão, de pesquisa, e monitorias, e integra três Centros de Ensino e 12 Departamentos O quarto manuscrito, fomentou uma análise descritiva da produção acadêmica do corpo docente do curso entre 2012-2017, por uma metodologia exploratória, descritiva e documental, através dos sites institucionais e da Plataforma Lattes, com um instrumento adaptado do Relatório de Avaliação Trienal 2010 da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 3151 produções foram contabilizadas, sendo predominantes os 1426 resumos (45,25%) e os 1403 artigos (44,53%). Identificaram-se 137 linhas de atuação, sendo 74 de Ciências Biológicas e da Saúde (54,01%), 45 de Ciências Odontológicas (32,85%) e 18 da Saúde Coletiva, Humanas e Sociais (13,14%), evidenciando o caráter de produção-pesquisa nas áreas básicas e laboratoriais. Destes manuscritos, elaborou-se uma prospectiva para o ensino integral em Odontologia, embasada na integração entre os quatro níveis da atenção em saúde (promoção, prevenção, tratamento e reabilitação), e em perfis históricos e culturais da profissão. As habilidades e competências previstas nas DCN foram consideradas por diálogos que a circundam, capacidades cognitivas que nelas predominam, e modelos de aprendizagem que com ela se relacionam, visando possibilitar a ressignificação da prática odontológica para o estudante, ordenando-o para a prática verdadeiramente vocacional.Abstract : This study aimed at promoting critic-reflection over the Undergraduate Dental Education in Federal University of Santa Catarina (UFSC), adopting a mix-method approach. The study was divided in two main moments: a theoretical-reflective analysis of learning approaches and a contextual analysis of UFSC Dental Undergraduate School, resulting in four manuscripts and one educational prospective. The first manuscript was aimed at producing a theoretical reflection of the fragmentation of modern-man in the context of dentistry, with a classical liberal education approach. A search was conducted for articles published in the 2013-2016 range in SciElo database. Results point to the possibility of improvements in dental practice through focus learning in moral and intellectual virtues, enlarging the cooperating among students and professors and the cognitive tools of Trivium. By the study of Grammar, the student is able to understand different symbols and their representations. With Logic, component of knowledge, students discover themselves in the way of knowing the world, transforming and validating concepts, constructing critical competences for decision-making ability. The Rhetoric development is related to the development of communication skills subject. The second manuscript was related to reflective practices in the development of knowledge in Dental Undergraduate Schools, by means of a integrative review, with a six-steps method: (1) identifying the theme and formulating the research question what are the reflective practices utilized in undergraduate dental teaching? ; (2) defining inclusion criteria (texts in English, Portuguese or Spanish; full text available) and exclusion (lack of relation with the theme; measurement of other areas or degrees of education) and literature search; (3) definition of the extracting data; (4) evaluation of the include studies; (5) interpretation of the results; (6) summarizing the knowledge. Were used as search terms: Reflective Learning (AND) Dental Education (OR) Dental Students (OR) Dentistry, among PubMed, BVS, Cochrane Library, SciElo, Scopus, between January and March 2017. A total of 261 articles were found, and, from those, 43 were included in the final analysis. Related reflective practices were: textual, dialogues debates, communities-based dentistry, medias, narratives, tutorship, self-assessments. The mainly related difficulties were resistance, lack of time and lack of criteria. Future researches are required to better understand the limitations and the use of reflective practices. The third manuscript was an organizational analysis of UFSC Dental School, with a descriptive, exploratory, documental and analytic research. Secondary data was collected through institutional websites and official documents. The management staff of the course is composed by the Coordination, the Structuring Faculty Core and the Course Staff. The Political-Pedagogical Project (PPC) aims contextualizing, investigating and teaching dentistry by means of a general approach of dental practice, as health promoting, based on moral, ethical, philosophical, scientific basis, and focused on Brazilian reality. The National Curricular Guidelines (DCN) structure the PPC, and the PPC articulates teaching, research and extension (complementary courses). The present curriculum has 66 mandatory disciplines, among Dental Sciences (43.94%), Biological and Health Sciences (27.27%), Mandatory Curricular Internship (13.64%), Health and Human Sciences (9.09%) and Monography (6.06%). The total workload is 5076 class-hours, concentrated among Dental Sciences (45.74%) and Biological and Health Sciences (23.76%). The course offers also non-mandatory internships, extension projects, research projects and teaching assistantships. Three Learning Centers and twelve departments are integrated by the course. The fourth manuscript was about an descriptive analysis of Dental Staff academic production between 2012-2017. An exploratory, descriptive and documental methodology was adopted. Data were obtained by means of institutional websites and by Lattes Platform, associated with a data collector instrument adapted from Triannual Assessment Report of Coordination of Improvement of Higher Education Personnel. 3151 productions were observed, predominantly abstracts (1426, 42.25%) and articles (1403, 44.53%). 137 areas of work were identified: seventy-four from Health and Biological Sciences (54.01%), forty-five from Dental Sciences (32.85%) and eighteen from Public Health and Human or Social Sciences (13.14%). There is an evident focus of this academic production over basic and laboratorial researches. From these manuscripts, a learning prospective emerged, as a proposal for a integral dental education, based on the four levels of health care: promotion, prevention, treatment and rehabilitation, where different historical and cultural dentistry profiles are in touch for a integrative unity. Each competence and skill proposed by the DCN is considered by different speech and cognitive levels and with the learning-models that best approaches from it. This method was conceived in order to permit a way of recovering the lost meaning of dental practices in learning, helping the student in the process of ordinating dental practices for a true vocational practice.Carcereri, Daniela LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaSpiger, Vinícius2018-07-14T04:02:40Z2018-07-14T04:02:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis242 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf350863https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188267porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-14T04:02:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188267Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-14T04:02:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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