Formação docente: um olhar para educação profissonal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogério, Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84837
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003.
id UFSC_8fbe420fc439351149b74c30d80aade1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84837
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação docente: um olhar para educação profissonalEducaçãoEnsino profissionalProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003.Na última década, a educação tem se tornado foco de teóricos em busca de maior consistência conceitual. Nesse contexto, surge a formação docente tematizando muitos trabalhos de pesquisa. O que se observa, todavia, é que o foco dessas pesquisas está na educação básica e pouco se discute sobre a problemática que envolve a formação do professor para a educação profissional que fica, pois, relegada a um segundo plano. Partindo disso, o presente estudo propõe-se a contribuir para a formação continuada, na perspectiva didático pedagógica dos docentes que atuam na educação profissional. Assim, busca-se fazer um diálogo com autores que se dispuseram a discorrer sobre o tema "formação docente na Educação Profissional" e com professores que atuam nessa modalidade de Ensino. Essa discussão está feita em forma de uma revisão bibliográfica e de entrevista semi-estruturada com professores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina que atuam na Educação Profissional. A questão central volta-se para a articulação entre Educação, Ciência e Tecnologia (CTS) com vistas à necessária formação para a cidadania. Discute-se, ainda, o fazer pedagógico na perspectiva da interação dos saberes da área específica, da experiência e pedagógico. Junta-se a isso a discussão sobre a necessidade de uma formação continuada para o estabelecimento do movimento de construção da ação docente. Ao optar-se pela concepção de "movimento" procura-se evidenciar a característica processual do mesmo. Na busca desse movimento, surge, como ponto a ser questionado, a atuação do professor vindo da engenharia. O professor/engenheiro, por sua formação específica, deve buscar uma outra concepção epistemológica para a profissão da docência que vai além dos conhecimentos acadêmicos adquiridos por ele na sua formação. Finalmente, na procura por alternativas para a formação dos professores da Educação Profissional, apontam-se os estudos de CTS como eixo integrador dessa formação. Para isso, as considerações pautam-se em uma visão epistemológica construtiva, buscando superar "a visão de túnel", segundo Pacey (1990), no uso e estudo acerca da tecnologia. Indica-se a necessidade de políticas institucionais voltadas à incorporação do tema à proposta pedagógica da instituição.Bazzo, Walter AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaRogério, Regina2012-10-20T12:57:40Z2012-10-20T12:57:40Z2012-10-20T12:57:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 f.| il., tabs.application/pdf273964http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84837porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T20:45:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84837Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T20:45:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: um olhar para educação profissonal
title Formação docente: um olhar para educação profissonal
spellingShingle Formação docente: um olhar para educação profissonal
Rogério, Regina
Educação
Ensino profissional
Professores -
Formação
title_short Formação docente: um olhar para educação profissonal
title_full Formação docente: um olhar para educação profissonal
title_fullStr Formação docente: um olhar para educação profissonal
title_full_unstemmed Formação docente: um olhar para educação profissonal
title_sort Formação docente: um olhar para educação profissonal
author Rogério, Regina
author_facet Rogério, Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bazzo, Walter Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rogério, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino profissional
Professores -
Formação
topic Educação
Ensino profissional
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-20T12:57:40Z
2012-10-20T12:57:40Z
2012-10-20T12:57:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 273964
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84837
identifier_str_mv 273964
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652027201323008