SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Leonel Cezar
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Ehrhardt, Giovani, Pertschy, Günther L., Laux, Otto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26077
Resumo: Após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB-9394/96, nós testemunhamos um aumento desorganizado de instituições de uma instrução mais elevada – HEI no país. A maioria delas cresceram à base da intuição dos empreendedores educacionais, numa visão umbilicalizada por demanda de cursos em nível superior. A experiência tem mostrado que dificilmente as IES utilizam-se da inteligência de marketing para orientar seu posicionamento mercadológico e alinhar sua cadeia de valores internos. Apresentamos aqui uma discussão dos Sistemas de Informação de Marketing - SIM aplicados a Instituições de Ensino Superior, dentro da perspectiva de seu valor como instrumento de competitividade institucional. Nosso objetivo é analisar criticamente a capacidade competitiva de IES que devem lançar mão do SIM como condição insubstituível para seu progresso. Para tanto analisamos a função e o papel do SIM e seu impacto nas instituições, como sistemas geradores de vantagens competitivas. Por fim, sugerimos algumas estruturas organizacionais alternativas como forma de garantir os benefícios e o crescimento competitivo das IES, quando estas utilizam os SIM como ferramenta de gerência.
id UFSC_92be9d37f82b9eafe538f1e4a1e3bcb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26077
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IESApós a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB-9394/96, nós testemunhamos um aumento desorganizado de instituições de uma instrução mais elevada – HEI no país. A maioria delas cresceram à base da intuição dos empreendedores educacionais, numa visão umbilicalizada por demanda de cursos em nível superior. A experiência tem mostrado que dificilmente as IES utilizam-se da inteligência de marketing para orientar seu posicionamento mercadológico e alinhar sua cadeia de valores internos. Apresentamos aqui uma discussão dos Sistemas de Informação de Marketing - SIM aplicados a Instituições de Ensino Superior, dentro da perspectiva de seu valor como instrumento de competitividade institucional. Nosso objetivo é analisar criticamente a capacidade competitiva de IES que devem lançar mão do SIM como condição insubstituível para seu progresso. Para tanto analisamos a função e o papel do SIM e seu impacto nas instituições, como sistemas geradores de vantagens competitivas. Por fim, sugerimos algumas estruturas organizacionais alternativas como forma de garantir os benefícios e o crescimento competitivo das IES, quando estas utilizam os SIM como ferramenta de gerência.INPEAU2012-09-19T20:38:04Z2012-09-19T20:38:04Z2001-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26077Rodrigues, Leonel CezarEhrhardt, GiovaniPertschy, Günther L.Laux, Ottoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-18T03:00:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26077Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-18T03:00:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
title SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
spellingShingle SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
Rodrigues, Leonel Cezar
title_short SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
title_full SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
title_fullStr SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
title_full_unstemmed SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
title_sort SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
author Rodrigues, Leonel Cezar
author_facet Rodrigues, Leonel Cezar
Ehrhardt, Giovani
Pertschy, Günther L.
Laux, Otto
author_role author
author2 Ehrhardt, Giovani
Pertschy, Günther L.
Laux, Otto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Leonel Cezar
Ehrhardt, Giovani
Pertschy, Günther L.
Laux, Otto
description Após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB-9394/96, nós testemunhamos um aumento desorganizado de instituições de uma instrução mais elevada – HEI no país. A maioria delas cresceram à base da intuição dos empreendedores educacionais, numa visão umbilicalizada por demanda de cursos em nível superior. A experiência tem mostrado que dificilmente as IES utilizam-se da inteligência de marketing para orientar seu posicionamento mercadológico e alinhar sua cadeia de valores internos. Apresentamos aqui uma discussão dos Sistemas de Informação de Marketing - SIM aplicados a Instituições de Ensino Superior, dentro da perspectiva de seu valor como instrumento de competitividade institucional. Nosso objetivo é analisar criticamente a capacidade competitiva de IES que devem lançar mão do SIM como condição insubstituível para seu progresso. Para tanto analisamos a função e o papel do SIM e seu impacto nas instituições, como sistemas geradores de vantagens competitivas. Por fim, sugerimos algumas estruturas organizacionais alternativas como forma de garantir os benefícios e o crescimento competitivo das IES, quando estas utilizam os SIM como ferramenta de gerência.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-08
2012-09-19T20:38:04Z
2012-09-19T20:38:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26077
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652164234477568