SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26077 |
Resumo: | Após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB-9394/96, nós testemunhamos um aumento desorganizado de instituições de uma instrução mais elevada – HEI no país. A maioria delas cresceram à base da intuição dos empreendedores educacionais, numa visão umbilicalizada por demanda de cursos em nível superior. A experiência tem mostrado que dificilmente as IES utilizam-se da inteligência de marketing para orientar seu posicionamento mercadológico e alinhar sua cadeia de valores internos. Apresentamos aqui uma discussão dos Sistemas de Informação de Marketing - SIM aplicados a Instituições de Ensino Superior, dentro da perspectiva de seu valor como instrumento de competitividade institucional. Nosso objetivo é analisar criticamente a capacidade competitiva de IES que devem lançar mão do SIM como condição insubstituível para seu progresso. Para tanto analisamos a função e o papel do SIM e seu impacto nas instituições, como sistemas geradores de vantagens competitivas. Por fim, sugerimos algumas estruturas organizacionais alternativas como forma de garantir os benefícios e o crescimento competitivo das IES, quando estas utilizam os SIM como ferramenta de gerência. |
id |
UFSC_92be9d37f82b9eafe538f1e4a1e3bcb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26077 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IESApós a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB-9394/96, nós testemunhamos um aumento desorganizado de instituições de uma instrução mais elevada – HEI no país. A maioria delas cresceram à base da intuição dos empreendedores educacionais, numa visão umbilicalizada por demanda de cursos em nível superior. A experiência tem mostrado que dificilmente as IES utilizam-se da inteligência de marketing para orientar seu posicionamento mercadológico e alinhar sua cadeia de valores internos. Apresentamos aqui uma discussão dos Sistemas de Informação de Marketing - SIM aplicados a Instituições de Ensino Superior, dentro da perspectiva de seu valor como instrumento de competitividade institucional. Nosso objetivo é analisar criticamente a capacidade competitiva de IES que devem lançar mão do SIM como condição insubstituível para seu progresso. Para tanto analisamos a função e o papel do SIM e seu impacto nas instituições, como sistemas geradores de vantagens competitivas. Por fim, sugerimos algumas estruturas organizacionais alternativas como forma de garantir os benefícios e o crescimento competitivo das IES, quando estas utilizam os SIM como ferramenta de gerência.INPEAU2012-09-19T20:38:04Z2012-09-19T20:38:04Z2001-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26077Rodrigues, Leonel CezarEhrhardt, GiovaniPertschy, Günther L.Laux, Ottoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-18T03:00:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26077Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-18T03:00:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES |
title |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES |
spellingShingle |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES Rodrigues, Leonel Cezar |
title_short |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES |
title_full |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES |
title_fullStr |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES |
title_full_unstemmed |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES |
title_sort |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) COMO VANTAGEM COMPETITIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES |
author |
Rodrigues, Leonel Cezar |
author_facet |
Rodrigues, Leonel Cezar Ehrhardt, Giovani Pertschy, Günther L. Laux, Otto |
author_role |
author |
author2 |
Ehrhardt, Giovani Pertschy, Günther L. Laux, Otto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Leonel Cezar Ehrhardt, Giovani Pertschy, Günther L. Laux, Otto |
description |
Após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB-9394/96, nós testemunhamos um aumento desorganizado de instituições de uma instrução mais elevada – HEI no país. A maioria delas cresceram à base da intuição dos empreendedores educacionais, numa visão umbilicalizada por demanda de cursos em nível superior. A experiência tem mostrado que dificilmente as IES utilizam-se da inteligência de marketing para orientar seu posicionamento mercadológico e alinhar sua cadeia de valores internos. Apresentamos aqui uma discussão dos Sistemas de Informação de Marketing - SIM aplicados a Instituições de Ensino Superior, dentro da perspectiva de seu valor como instrumento de competitividade institucional. Nosso objetivo é analisar criticamente a capacidade competitiva de IES que devem lançar mão do SIM como condição insubstituível para seu progresso. Para tanto analisamos a função e o papel do SIM e seu impacto nas instituições, como sistemas geradores de vantagens competitivas. Por fim, sugerimos algumas estruturas organizacionais alternativas como forma de garantir os benefícios e o crescimento competitivo das IES, quando estas utilizam os SIM como ferramenta de gerência. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-08 2012-09-19T20:38:04Z 2012-09-19T20:38:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26077 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652164234477568 |