TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DISCENTE EM UM CURSO EAD DE GESTÃO PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTELO, JOÃO RAFAEL
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: COSTA, RUY FERNANDES DA SILVA, SOUZA JUNIOR, WAGNER DANTAS DE, SILVA, SIDNEI CELERINO DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190529
Resumo: A Teoria da Autodeterminação originou-se dos estudos da psicologia sobre a motivação com intuito de compreender os componentes e fatores intrínsecos e extrínsecos que orientam a motivação dos sujeitos. No ambiente do ensino, esta teoria contribui para o desempenho acadêmico, visto que um estudante motivado pode ter seu aprendizado potencializado. Este estudo tem por objetivo avaliar a motivação dos discentes de um curso EaD de uma IES Pública, à luz da Teoria da Autodeterminação. A pesquisa é quantitativa, descritiva, do tipo levantamento com a utilização de análise fatorial e estatística descritiva. A amostra contém 188 estudantes iniciantes e utiliza a Escala de Motivação Acadêmica, com adaptações ao ensino à distância. Os resultados apontam que os fatores que mais motivam em relação a motivação intrínseca são o prazer de descobrir coisas novas (Q9 = 0.88), de ampliar o próprio conhecimento (Q16 = 0.88), da auto superação (Q13 = 0.85); a vivência de estímulos, que para alguns, a universidade/estudar é um prazer (Q11 = 0.83) Os fatores que mais motivam os discentes de maneira extrínseca são a crença de que a formação universitária aumentará a competência profissional (Q24 = 0.85); a provação individual de sucesso nos estudos (Q28 = 0.86) e e a possibilidade de obter um emprego de prestígio, no futuro (Q8 = 0.80).
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