Ecopedagogia, egopedagogia e intelectopedagogia: pedagogia em ação
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84331 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaLück, Gilda Maria GrassiFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-20T08:22:38Z2012-10-20T08:22:38Z20022002201710http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84331Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese visa a uma proposta político-pedagógica em que o saber, como conceito, atinge proporções capazes de desenvolver bases filosóficas, científicas, tecnológicas e instrumentais que capacitam o educando a saber conviver usando o domínio dos pressupostos inseridos na ECOPEDAGOGIA - Promoção da Vida. Por meio desse processo o educando faz a leitura do mundo que o cerca, desenvolve hábitos de integração com o meio e com os outros, numa convivência harmoniosa e saudável: o saber conviver. Ele pode usufruir, assim, das habilidades e conhecimentos adquiridos pela EGOPEDAGOGIA - Promoção do Eu, ou seja, desenvolvimento de processos que lhe permitem o autoconhecimento, o capacitar-se para conflitos, o adquirir auto-estima na medida certa alfabetizando-se emocionalmente - o saber ser. O saber conhecer e o saber fazer se referem ao domínio da INTELECTOPEDAGOGIA, promoção da autonomia intelectual e tecnológica que prepara o educando para as inovações científico-tecnológicas, além de trabalhar suas habilidades físicas e lingüísticas, e estimula sua superinteligência e sua infra-inteligência para ativamente descobrir atividades culturais acadêmicas e científicas com as quais mais se identifica. A hipótese que se procurou mostrar ao longo da pesquisa é que os primeiros anos de vida são muito importantes. Nessa fase, o educando tem os primeiros contatos com o mundo, explora talentos, habilidades e valores. Com essas experiências a proposta desta tese fundamenta o que a escola deveria trabalhar, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental: centralizar-se no cotidiano da criança, para orientá-la a lidar com situações do dia-a-dia, capacitando-a para uma vida de qualidade. Portanto, o que mais o autor espera é que este trabalho não apenas ajude o professor a pensar, refletir, resumir, analisar e aplicar suas sugestões de Proposta Político-pedagógica, mas sobretudo que, como a alavanca de Arquimedes, seja um marco para o despertar da imaginação, da criatividade e da elaboração de vivências realmente marcantes no despertar e na transformação do educando aprendiz naturalista em aprendiz acadêmico. E, assim, "fazer" realmente Educação.123 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEducaçãoParadigmas (Ciencias sociais)Ecopedagogia, egopedagogia e intelectopedagogia: pedagogia em açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL201710.pdfapplication/pdf942473https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84331/1/201710.pdf0567ae8350626a0a9577ba26dde3153fMD51TEXT201710.pdf.txt201710.pdf.txtExtracted Texttext/plain247702https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84331/2/201710.pdf.txtc321b4269a67b685ee8662c6cb65c465MD52THUMBNAIL201710.pdf.jpg201710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84331/3/201710.pdf.jpg6a4e9d751e64bdfbc4f933f758d78c9eMD53123456789/843312013-05-01 10:11:21.375oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84331Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:11:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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