Saneamento e educação ambiental: atitudes ambientais dos trabalhadores em saneamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Igor Schutz dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216520
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
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spelling Saneamento e educação ambiental: atitudes ambientais dos trabalhadores em saneamentoÁguaEducação ambientalTrabalhadores em saneamentoPsicologia socialTrabalhadoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.A água é um bem comum indispensável à vida em sociedade. A operacionalização de seu acesso, manejo correto e disposição se dá por meio do saneamento, um conjunto de serviços primordiais à manutenção da saúde e vida urbana. Dentre os serviços executados nesse contexto estão incluídas as atividades de educação ambiental, destinadas à sensibilização e preservação da natureza por parte da população em geral. Para além do foco nos destinatários da educação ambiental, a presente pesquisa se voltou aos executores das ações ? chamados de multiplicadores ambientais ? e nas suas relações de desenvolvimento de responsabilidade perante o ambiente, especialmente as atitudes ambientais. Assim, objetivou-se compreender como as atividades de educação ambiental de trabalhadores em saneamento contribuem para o desenvolvimento de suas atitudes ambientais. Trata-se de uma pesquisa com delineamento de métodos mistos, associando dados qualitativos e quantitativos, classificada quanto a seus objetivos como exploratória e descritiva e quanto à temporalidade como um estudo transversal. Foi dividida em três etapas, da primeira participaram 120 trabalhadores das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Esgoto (ETEs) da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), para identificação das atitudes ambientais por meio do Inventário de Atitudes Ambientais (IAA). Os dados foram analisados por meio do software Stata para análise. Na segunda etapa, foram acompanhadas 16 atividades de educação ambiental realizadas nessas unidades operacionais, com registro de fotos e em diário de campo. Por fim, na terceira etapa foi realizada entrevista semiestruturada em profundidade com os 19 multiplicadores ambientais responsáveis pelas atividades acompanhadas, cujos áudios foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti. Os resultados do IAA indicam que não há diferenças nas atitudes ambientais entre trabalhadores que realizam ou não educação ambiental, porém os trabalhadores mais jovens apresentam maiores escores em atitudes ambientais gerais, de preservação e de satisfação com a natureza. Em contrapartida, apresentam menor atitude de domínio humano da natureza, escala pertencente ao fator antropocêntrico de utilização. Além do trabalho em saneamento, as atividades de educação ambiental não-formal contribuem para que trabalhadores desenvolvam atitudes ambientais, visto que as unidades operacionais de saneamento fornecem condições para o trabalho educativo com água e esgoto, ambos elementos envolvidos na mediação das relações entre pessoas e meio ambiente. Tais elementos passaram a ser considerados não apenas sob uma perspectiva natural de ciclo hidrológico, mas sob práticas cotidianas constituintes do ciclo de uso da água. O estudo de construtos psicológicos relativos a quem é responsável por modificá-los em contextos educacionais, formais ou não, representa uma estratégia frutífera para conhecer os mecanismos de sucesso e fracasso da educação, especialmente a ambiental.Abstract: Water is an indispensable common to life in society. Operationalization to its access, management and disposal occurs through sanitation, a set of fundamental services to the support of health and urban life. Services performed in this context include environmental education activities, destined to raise nature awareness and preservation by general population. Beyond a focus on the recipients of environmental education, present research is orientated to the executors of such activities ? named environmental multipliers ? and their relation with the development of responsibility towards the environment, especially environmental attitudes. Thus, the objective was to comprehend how environmental education activities executed by sanitation workers contribute to the development of their environmental attitudes. It is a research with mixed methods, associating qualitative and quantitative data, classified as exploratory and descriptive, and transversal regarding its temporality. It was divided in three stages, in first stage 120 workers from water and wastewater treatment plants in southern Brazilian public sanitation company CASAN responded to the Environmental Attitudes Inventory (EAI). Data analysis was supported by Stata software. Second stage included the accompaniment of 16 environmental education activities in the plants, with photograph and field diary registration. Finally, stage three consisted of semi-structured interview with 19 environmental multipliers, with transcription of audio recordings and content analysis supported by Atlas.ti software. IAA results indicate no differences in environmental attitudes between workers that perform environmental education and those who do not. Younger workers present more general environmental attitudes, preservation attitudes and enjoyment of nature. In contrast, present less human dominance over nature, a scale from the utilization factor. Sanitation working and non-formal environmental education contribute to the development of environmental attitudes, whereas sanitation operational units provide conditions to educative work with water and wastewater, both elements involved in mediation of people-environment relationships. These elements were considered not only from a natural perspective of hydrologic cycle, but also from daily practices that are part of water use cycle. Studying psychological constructs - related to those responsible for altering them in educational contexts, whether formal or not - represents a fruitful strategy to acknowledge education's (especially the environmental type) mechanisms of success and failure.Kuhnen, ArianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Igor Schutz dos2020-10-21T21:30:52Z2020-10-21T21:30:52Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 p.| il., tabs.application/pdf369585https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216520porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:30:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216520Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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