DIFERENÇAS ENTRE O PDI E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PERCEPÇÃO DOS PIs DE IES DO SEGMENTO PRIVADO NÃO UNIVERSITÁRIO
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26108 |
Resumo: | O artigo versa sobre os aspectos que determinam a diferença entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Planejamento Estratégico a partir da percepção de procuradores institucionais de instituições privadas não universitárias localizadas no sul do estado de Santa Catarina. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à LDB e sua contribuição com a expansão da educação superior, com as definições do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Planejamento Estratégico, e com as principais características e as possíveis relações entre os documentos. Para tanto, partindo do raciocínio indutivo, a pesquisa se apresenta sob a orientação de uma investigação acadêmica, baseada na documentação indireta com os dados coletados por meio de fontes bibliográficas e documentais, configurando-se como uma pesquisa básica, de caráter descritivo e explicativo e, quanto à abordagem do problema, uma pesquisa qualitativa. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o Planejamento Estratégico se difere do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a partir de seu caráter estrutural, norteando a construção e a implementação do PDI por meio de ações e políticas institucionais definidas pela estratégia da instituição, constituindo-se em um documento complexo e relevante e que dá origem à construção do PDI. |
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DIFERENÇAS ENTRE O PDI E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PERCEPÇÃO DOS PIs DE IES DO SEGMENTO PRIVADO NÃO UNIVERSITÁRIOO artigo versa sobre os aspectos que determinam a diferença entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Planejamento Estratégico a partir da percepção de procuradores institucionais de instituições privadas não universitárias localizadas no sul do estado de Santa Catarina. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à LDB e sua contribuição com a expansão da educação superior, com as definições do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Planejamento Estratégico, e com as principais características e as possíveis relações entre os documentos. Para tanto, partindo do raciocínio indutivo, a pesquisa se apresenta sob a orientação de uma investigação acadêmica, baseada na documentação indireta com os dados coletados por meio de fontes bibliográficas e documentais, configurando-se como uma pesquisa básica, de caráter descritivo e explicativo e, quanto à abordagem do problema, uma pesquisa qualitativa. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o Planejamento Estratégico se difere do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a partir de seu caráter estrutural, norteando a construção e a implementação do PDI por meio de ações e políticas institucionais definidas pela estratégia da instituição, constituindo-se em um documento complexo e relevante e que dá origem à construção do PDI.INPEAU2012-09-20T17:39:03Z2012-09-20T17:39:03Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26108Otani, NiloHelou, Angela Regina Heinzen AminMichels, Expeditoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:52:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26108Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:52:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O artigo versa sobre os aspectos que determinam a diferença entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Planejamento Estratégico a partir da percepção de procuradores institucionais de instituições privadas não universitárias localizadas no sul do estado de Santa Catarina. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à LDB e sua contribuição com a expansão da educação superior, com as definições do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Planejamento Estratégico, e com as principais características e as possíveis relações entre os documentos. Para tanto, partindo do raciocínio indutivo, a pesquisa se apresenta sob a orientação de uma investigação acadêmica, baseada na documentação indireta com os dados coletados por meio de fontes bibliográficas e documentais, configurando-se como uma pesquisa básica, de caráter descritivo e explicativo e, quanto à abordagem do problema, uma pesquisa qualitativa. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o Planejamento Estratégico se difere do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a partir de seu caráter estrutural, norteando a construção e a implementação do PDI por meio de ações e políticas institucionais definidas pela estratégia da instituição, constituindo-se em um documento complexo e relevante e que dá origem à construção do PDI. |
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