Autoaceitação corporal e o sacrifício percebido no consumo por pessoas gordas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Júnior, João Henriques de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247325
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2022.
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Assim, visando o aprofundamento nesse contexto, o objetivo geral desta tese foi compreender como o sacrifício percebido no consumo pode ajudar no processo de autoaceitação corporal por parte de pessoas gordas. Para isso, realizouse uma pesquisa de metodologia qualitativa e filosofia interpretativista, em que foram realizadas entrevistas a partir do método de história oral temática e análise de conteúdo. Os resultados apontam que há uma relação entre a de percepção do sacrifício no consumo e o início e desenvolvimento do processo de autoaceitação corporal, mas não exclusivamente relacionado ao corpo. No que se refere especificamente ao sacrifício, ele é percebido no consumo antes e após o processo de autoaceitação corporal, porém em dimensões distintas. Antes da autoaceitação há maior percepção de sacrifício, especialmente na compreensão da dor por não alcançar o resultado esperado, em contrapartida, após a autoaceitação corporal o sacrifício no consumo é percebido, mas com resultados satisfatórios. Observou-se, também, que a autoaceitação corporal é um processo cíclico e infindável, e que acontece depois de outros processos de autoaceitação, tais como o racial e o sexual. Percebeu-se a presença da gordofobia em diversos tipos de consumo, em especial nos ambientes familiar e escolar. Com isso, evidenciou-se a importância da representatividade do corpo gordo nos espaços midiáticos, com destaque para o ativismo gordo digital. Ao discutir tais resultados, contribuindo para o avanço teórico na literatura científica, a pesquisa aponta implicações gerenciais que podem auxiliar as organizações quanto à compreensão e o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e representativas ao consumidor gordo.Abstract: The aesthetic and bodily appearance is understood as an important point in the individual's personal and social vision, and, therefore, has a direct influence on consumption behavior. In view of a constructed standard of what would be socially accepted beauty, the fat body has been seen from negative stereotypes, implying various efforts and personal sacrifices to fit the body in the concept of beauty. However, in recent decades, it has been observed the popularization of body self-acceptance discourses that seek to break the idealization of a hegemonic standard of beauty, understanding it from the body plurality of individuals. Thus, aiming to deepen this context, the general objective of this thesis was to understand how the perceived sacrifice in consumption can help in the process of body self-acceptance by fat people. For this, a qualitative methodology and interpretive philosophy research was carried out, in which interviews were carried out using the thematic oral history method and content analysis. The results indicate that there is a relationship between the perception of sacrifice in consumption and the beginning and development of the body self-acceptance process, but not exclusively related to the body. With regard specifically to sacrifice, it is perceived in consumption before and after the body self-acceptance process, however, in different dimensions. Before self-acceptance, there is a greater perception of sacrifice, especially in understanding the pain of not achieving the expected result, on the other hand, after body selfacceptance, sacrifice in consumption is perceived, but with satisfactory results. It was also observed that body self-acceptance is a cyclical and endless process, and that it happens after other self-acceptance processes, such as racial and sexual. The presence of fatphobia was noticed in different types of consumption, but especially in the family and school environment. Thus, the importance of representativeness of the fat body in media spaces was highlighted, with emphasis on digital fat activism. When discussing such results, contributing to the theoretical advance in the scientific literature, the research also points out managerial implications that can help organizations in terms of understanding and developing more inclusive and representative strategies for the fat consumer.Rocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa Júnior, João Henriques de2023-06-28T18:24:37Z2023-06-28T18:24:37Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis232 p.| il., tabs.application/pdf380758https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247325porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:24:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247325Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:24:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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