ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199398 |
Resumo: | Atuar no contexto hospitalar é uma nova área fora dos âmbitos educacionais comuns, que assegura os direitos que todos possuem à educação, principalmente aqueles que, devido a uma enfermidade, precisam ficar ausentes da escola em virtude de sua hospitalização. Portanto, a Legislação assegura aos pacientes (crianças e adolescentes), em situação hospitalar que sejam atendidos de acordo com suas especificidades. Assim este estudo, tem como objetivo relatar as experiências de ensino e extensão vividas por acadêmicas do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, participantes do projeto Vivências - Educa, Ação, Lúdica, hospitalar, que acontece no Hospital Universitário de Santa Maria, no Centro de Tratamento a Crianças com Câncer CTCriAC. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, buscando sistematização de informações referente as práticas de ensino, realizadas com os pacientes (crianças e adolescentes), garantindo o estabelecido na Resolução nº. 41 de outubro e 1995. Através do atendimento pedagógico os pacientes (crianças e adolescentes) hospitalizados no HUSM, é garantido a potencialização e seu desenvolvimento escolar após alta. Portanto as ações pedagógicas propostas, propiciam às crianças e adolescentes um momento em que sua atenção seja desviada dos temas relacionados ao seu tratamento, minimizando suas angústias, distraindo-se e ocupando-se de jogos, tarefas e demais conteúdos escolares. O atendimento pedagógico realizado através do projeto Educa, Ação Lúdica Hospitalar, proporciona atividades descontraídas e lúdicas, possibilitando que as crianças e adolescentes atendidas, esqueça os traumas sofridos durante o período de hospitalização e consiga dar continuidade ao processo de escolarização, evitando assim a evasão escolar após o tempo de hospitalização, evitando evasão escolar. |
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