ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHUMACHER, Jane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SCREMIN, Amanda, REIS, Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199398
Resumo: Atuar no contexto hospitalar é uma nova área fora dos âmbitos educacionais comuns, que assegura os direitos que todos possuem à educação, principalmente aqueles que, devido a uma enfermidade, precisam ficar ausentes da escola em virtude de sua hospitalização. Portanto, a Legislação assegura aos pacientes (crianças e adolescentes), em situação hospitalar que sejam atendidos de acordo com suas especificidades. Assim este estudo, tem como objetivo relatar as experiências de ensino e extensão vividas por acadêmicas do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, participantes do projeto Vivências - Educa, Ação, Lúdica, hospitalar, que acontece no Hospital Universitário de Santa Maria, no Centro de Tratamento a Crianças com Câncer CTCriAC. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, buscando sistematização de informações referente as práticas de ensino, realizadas com os pacientes (crianças e adolescentes), garantindo o estabelecido na Resolução nº. 41 de outubro e 1995. Através do atendimento pedagógico os pacientes (crianças e adolescentes) hospitalizados no HUSM, é garantido a potencialização e seu desenvolvimento escolar após alta. Portanto as ações pedagógicas propostas, propiciam às crianças e adolescentes um momento em que sua atenção seja desviada dos temas relacionados ao seu tratamento, minimizando suas angústias, distraindo-se e ocupando-se de jogos, tarefas e demais conteúdos escolares. O atendimento pedagógico realizado através do projeto Educa, Ação Lúdica Hospitalar, proporciona atividades descontraídas e lúdicas, possibilitando que as crianças e adolescentes atendidas, esqueça os traumas sofridos durante o período de hospitalização e consiga dar continuidade ao processo de escolarização, evitando assim a evasão escolar após o tempo de hospitalização, evitando evasão escolar.
id UFSC_9b25b750dd7280dbda29fd134048962a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199398
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICOatendimento pedagógicoensino lúdicocrianças e adolescentes hospitalizadasAtuar no contexto hospitalar é uma nova área fora dos âmbitos educacionais comuns, que assegura os direitos que todos possuem à educação, principalmente aqueles que, devido a uma enfermidade, precisam ficar ausentes da escola em virtude de sua hospitalização. Portanto, a Legislação assegura aos pacientes (crianças e adolescentes), em situação hospitalar que sejam atendidos de acordo com suas especificidades. Assim este estudo, tem como objetivo relatar as experiências de ensino e extensão vividas por acadêmicas do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, participantes do projeto Vivências - Educa, Ação, Lúdica, hospitalar, que acontece no Hospital Universitário de Santa Maria, no Centro de Tratamento a Crianças com Câncer CTCriAC. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, buscando sistematização de informações referente as práticas de ensino, realizadas com os pacientes (crianças e adolescentes), garantindo o estabelecido na Resolução nº. 41 de outubro e 1995. Através do atendimento pedagógico os pacientes (crianças e adolescentes) hospitalizados no HUSM, é garantido a potencialização e seu desenvolvimento escolar após alta. Portanto as ações pedagógicas propostas, propiciam às crianças e adolescentes um momento em que sua atenção seja desviada dos temas relacionados ao seu tratamento, minimizando suas angústias, distraindo-se e ocupando-se de jogos, tarefas e demais conteúdos escolares. O atendimento pedagógico realizado através do projeto Educa, Ação Lúdica Hospitalar, proporciona atividades descontraídas e lúdicas, possibilitando que as crianças e adolescentes atendidas, esqueça os traumas sofridos durante o período de hospitalização e consiga dar continuidade ao processo de escolarização, evitando assim a evasão escolar após o tempo de hospitalização, evitando evasão escolar.2019-07-28T23:16:38Z2019-07-28T23:16:38Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199398SCHUMACHER, JaneSCREMIN, AmandaREIS, Rafaelaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T23:16:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199398Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T23:16:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
title ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
spellingShingle ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
SCHUMACHER, Jane
atendimento pedagógico
ensino lúdico
crianças e adolescentes hospitalizadas
title_short ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
title_full ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
title_fullStr ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
title_full_unstemmed ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
title_sort ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADO LÚDICO
author SCHUMACHER, Jane
author_facet SCHUMACHER, Jane
SCREMIN, Amanda
REIS, Rafaela
author_role author
author2 SCREMIN, Amanda
REIS, Rafaela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHUMACHER, Jane
SCREMIN, Amanda
REIS, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv atendimento pedagógico
ensino lúdico
crianças e adolescentes hospitalizadas
topic atendimento pedagógico
ensino lúdico
crianças e adolescentes hospitalizadas
description Atuar no contexto hospitalar é uma nova área fora dos âmbitos educacionais comuns, que assegura os direitos que todos possuem à educação, principalmente aqueles que, devido a uma enfermidade, precisam ficar ausentes da escola em virtude de sua hospitalização. Portanto, a Legislação assegura aos pacientes (crianças e adolescentes), em situação hospitalar que sejam atendidos de acordo com suas especificidades. Assim este estudo, tem como objetivo relatar as experiências de ensino e extensão vividas por acadêmicas do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, participantes do projeto Vivências - Educa, Ação, Lúdica, hospitalar, que acontece no Hospital Universitário de Santa Maria, no Centro de Tratamento a Crianças com Câncer CTCriAC. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, buscando sistematização de informações referente as práticas de ensino, realizadas com os pacientes (crianças e adolescentes), garantindo o estabelecido na Resolução nº. 41 de outubro e 1995. Através do atendimento pedagógico os pacientes (crianças e adolescentes) hospitalizados no HUSM, é garantido a potencialização e seu desenvolvimento escolar após alta. Portanto as ações pedagógicas propostas, propiciam às crianças e adolescentes um momento em que sua atenção seja desviada dos temas relacionados ao seu tratamento, minimizando suas angústias, distraindo-se e ocupando-se de jogos, tarefas e demais conteúdos escolares. O atendimento pedagógico realizado através do projeto Educa, Ação Lúdica Hospitalar, proporciona atividades descontraídas e lúdicas, possibilitando que as crianças e adolescentes atendidas, esqueça os traumas sofridos durante o período de hospitalização e consiga dar continuidade ao processo de escolarização, evitando assim a evasão escolar após o tempo de hospitalização, evitando evasão escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-28T23:16:38Z
2019-07-28T23:16:38Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199398
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652328321941504