FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, CLAUDIA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: BOURGUIGNON, SAULO CABRAL, CASTRO, HELENA CARLA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243895
Resumo: Em tempos de pandemia da COVID-19 os impactos não se manifestaram apenas em um problema epidemiológico, geraram efeitos cascatas em uma série de atividades humanas frente às respostas de isolamento social implementadas. No campo das políticas educacionais os prejuízos foram significativos, considerando as dificuldades que já enfrentavam os estudantes no sistema de ensino público brasileiro, em especial os estudantes com deficiência visual. Para entender como esses estudantes universitários vivenciaram essa crise epidemiológica e desta experiência o que esperar do ensino digital na universidade, foi aplicada uma pesquisa em uma Universidade Federal com o objetivo de analisar a acessibilidade digital e a usabilidade das ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem nas aulas remotas e identificar os desafios encontrados pelos estudantes e quais ferramentas digitais são mais adequadas no pós pandemia. A metodologia permeou uma abordagem quanti-qualitativa de caráter descritiva, realizada com estudantes cegos ou com baixa visão dos Cursos de Ciências Biológicas e da Saúde. Os resultados finais da pesquisa revelaram que as plataformas mais acessíveis no ensino remoto e que deverão permanecer no ensino, porém com algumas ressalvas, foram as plataformas Google Meet e Google Classroom.
id UFSC_9ba5aaa84b554d034f8698f8d6f881e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243895
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃOEm tempos de pandemia da COVID-19 os impactos não se manifestaram apenas em um problema epidemiológico, geraram efeitos cascatas em uma série de atividades humanas frente às respostas de isolamento social implementadas. No campo das políticas educacionais os prejuízos foram significativos, considerando as dificuldades que já enfrentavam os estudantes no sistema de ensino público brasileiro, em especial os estudantes com deficiência visual. Para entender como esses estudantes universitários vivenciaram essa crise epidemiológica e desta experiência o que esperar do ensino digital na universidade, foi aplicada uma pesquisa em uma Universidade Federal com o objetivo de analisar a acessibilidade digital e a usabilidade das ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem nas aulas remotas e identificar os desafios encontrados pelos estudantes e quais ferramentas digitais são mais adequadas no pós pandemia. A metodologia permeou uma abordagem quanti-qualitativa de caráter descritiva, realizada com estudantes cegos ou com baixa visão dos Cursos de Ciências Biológicas e da Saúde. Os resultados finais da pesquisa revelaram que as plataformas mais acessíveis no ensino remoto e que deverão permanecer no ensino, porém com algumas ressalvas, foram as plataformas Google Meet e Google Classroom.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:30:55Z2023-01-19T15:30:55Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243895MACEDO, CLAUDIABOURGUIGNON, SAULO CABRALCASTRO, HELENA CARLAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:30:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243895Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:30:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
title FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
spellingShingle FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
MACEDO, CLAUDIA
title_short FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
title_full FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
title_fullStr FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
title_sort FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: REINVENÇÃO E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
author MACEDO, CLAUDIA
author_facet MACEDO, CLAUDIA
BOURGUIGNON, SAULO CABRAL
CASTRO, HELENA CARLA
author_role author
author2 BOURGUIGNON, SAULO CABRAL
CASTRO, HELENA CARLA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, CLAUDIA
BOURGUIGNON, SAULO CABRAL
CASTRO, HELENA CARLA
description Em tempos de pandemia da COVID-19 os impactos não se manifestaram apenas em um problema epidemiológico, geraram efeitos cascatas em uma série de atividades humanas frente às respostas de isolamento social implementadas. No campo das políticas educacionais os prejuízos foram significativos, considerando as dificuldades que já enfrentavam os estudantes no sistema de ensino público brasileiro, em especial os estudantes com deficiência visual. Para entender como esses estudantes universitários vivenciaram essa crise epidemiológica e desta experiência o que esperar do ensino digital na universidade, foi aplicada uma pesquisa em uma Universidade Federal com o objetivo de analisar a acessibilidade digital e a usabilidade das ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem nas aulas remotas e identificar os desafios encontrados pelos estudantes e quais ferramentas digitais são mais adequadas no pós pandemia. A metodologia permeou uma abordagem quanti-qualitativa de caráter descritiva, realizada com estudantes cegos ou com baixa visão dos Cursos de Ciências Biológicas e da Saúde. Os resultados finais da pesquisa revelaram que as plataformas mais acessíveis no ensino remoto e que deverão permanecer no ensino, porém com algumas ressalvas, foram as plataformas Google Meet e Google Classroom.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T15:30:55Z
2023-01-19T15:30:55Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243895
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652111021342720