Boas práticas no uso de ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem para mediação da estruturação de trabalhos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Natana Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214867
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019
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spelling Boas práticas no uso de ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem para mediação da estruturação de trabalhos acadêmicosTecnologias da informação e comunicaçãoAmbientes virtuais compartilhadosAprendizagemMediaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019A partir do contexto de integração das Tecnologias da Informação e Comunicação ? TICs ? ao cenário educacional e desenvolvimento de competências digitais, torna-se necessário o uso efetivo dos Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem ? AVEAs. Assim, é primordial o uso das tecnologias digitais para contribuir na mediação de trabalhos complexos, e que demandam adequada orientação, como os Trabalhos Acadêmicos. Nesse viés, a presente pesquisa aborda como temática boas práticas para uso efetivo dos recursos e ferramentas dos AVEAs na mediação da estruturação de trabalhos acadêmicos. Para isso, como aporte teórico integraram-se estudos sobre Criação do Conhecimento e Concepções de Interação, Mediação ? relação aluno/objeto/ambiente ?, Mediação Tecnológica, Competências Digitais, e Gestão do Conhecimento. Para desenvolvimento do estudo, realizaram-se buscas exploratórias sobre a sistematização de rotinas e atividades, com base no modelo SECI, e buscas de forma sistemática, para identificação bibliográfica de boas práticas em AVEAs. A partir dos resultados, elaborou-se um modelo de boas práticas aplicado em três estudos de caso em disciplinas do ensino superior, relacionadas à elaboração, e (ou) planejamento de trabalhos acadêmicos. Para análise dos dados, utilizaram-se as abordagens Learning Analytics, para averiguar se as boas práticas incentivaram interação do aluno com a plataforma virtual, e quali-quanti ou mista, com o intuito de investigar sobre a contribuição das boas práticas para mediação dos trabalhos finais, e para identificar o nível de competência discente. Os dados analisados constataram nível básico em algumas competências discentes, relacionadas à área de comunicação. Referente às boas práticas identificou-se sua contribuição para mediação da estruturação do trabalho acadêmico ? dissertação ?, enfatizando-se o uso efetivo das ferramentas e recursos da plataforma Moodle, e a importância da integração de métodos de outras áreas de conhecimento ao modelo elaborado. Além desses dados, evidenciou-se importância dos mecanismos de feedbacks digitais, e das ferramentas colaborativas. Sugere-se assim, como trabalhos futuros, a elaboração de rubricas para aplicação em tais plataformas, principalmente por meio de ferramentas colaborativas, incentivando a construção do conhecimento de forma compartilhada, e garantindo feedback claro e objetivo.Abstract: From the context of integration of Information and Communication Technologies to the educational scenario and development of digital competences, it is necessary to effectively use the Virtual Environments for Teaching and Learning. Thus, the use of digital technologies is essential to contribute to the mediation of complex jobs, which require adequate orientation, such as academic work. In this bias, the present research approaches as good practices thematic for effective use of the resources and tools of virtual environments for teaching and learning for mediation of the structuring of academic works. For that, as a theoretical contribution were integrated studies on Creation of Knowledge and Conceptions of Interaction, Mediation - relation student / object / environment -, Technological Mediation, Digital Competences, and Knowledge Management. For the accomplishment of the study, exploratory searches for systematization of routines and activities, based on the SECI model, were searched and systematically searched for bibliographic identification of good practices in virtual environments for teaching and learning. Based on the results, a model of good practices was applied in three case studies in higher education disciplines, related to the elaboration, and (or) planning of academic work. To analyze the data, the Learning Analytics - LA - approaches were used to investigate whether good practices encouraged student interaction with the virtual platform, and quali-quanti or mixed, aiming to investigate the contribution of good practices to mediation of the works final, and to identify the level of student competence. The analyzed data found basic level in some student competences, related to the area of communication. Regarding the good practices, it was identified its contribution to mediation of the structuring of the academic work - dissertation -, emphasizing the effective use of the tools and resources of the platform Moodle, and the importance of the integration of methods from other areas of knowledge to the elaborated model. In addition to these data, the importance of digital feedback mechanisms and of collaborative tools was evidenced. It is suggested, as future research, the elaboration of rubrics for application in such platforms, mainly through collaborative tools, encouraging the construction of knowledge in a shared way, and guaranteed clear and objective feedback.Spanhol, Fernando JoséLunardi, Giovani MendonçaUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Natana Lopes2020-10-21T21:10:39Z2020-10-21T21:10:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis195 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364667https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214867porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:10:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214867Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:10:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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