ACESSIBILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL: PERSPECTIVA DE UMA ALUNA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114784 |
Resumo: | No Brasil, pela legislação vigente, todas as pessoas, inclusive aquelas portadoras de necessidades especiais, têm o direito de acesso à saúde, educação, trabalho e lazer. Assim o objetivo desta pesquisa classificada como um estudo de campo de descritivo e exploratório e de abordagem qualitativa e quantitativa é: verificar a situação de um centro de ensino, em um campus universitário catarinense, quanto aos aspectos de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais através da percepção de uma cadeirante. Como resultado se verificou que os quesitos que apresentaram o melhor desempenho foram: a colaboração dos professores em adaptar suas atividades para acadêmicos portadores de necessidades especiais participarem, e a manutenção adequada das instalações. Já os fatores com o pior desempenho na avaliação são: banheiros não apropriados, e auditórios que não são apropriados para participação destes acadêmicos nas atividades lá desenvolvidas. No contexto geral de 65 pontos possíveis, o centro de ensino obteve apenas 39, o que corresponde a 60% do contexto geral. |
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