Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanimoto, Amanda Akemi Rodrigues
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Iketani, Cintia Matsusaka, Assis, Artur Neves de, Nascimento-e-Silva, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68239
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar as oportunidades de desenvolvimento de alianças estratégicas a partir da analise dos stakeholders de uma IES que atua na Região Metropolitana de Belém desde o primeiro semestre do ano de 2000 e que, hoje, oferta cinco cursos superiores para esta região. Utilizou o método de estudo de caso do tipo qualiquantitativo (Yin, 2005) para identificar e classificar os stakeholders da IES estudada com base nos estudos de Mitchell, Agle e Wood (1997) e Yoshino e Rangan (1996); como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista semi-estruturada (para os dados qualitativos) e questionário (dados quantitativos). Os resultados identificaram três grupos de stakeholders passíveis de ser formada aliança estratégica (clientes institucionais, Fundação Getúlio Vargas e os Parceiros Técnico-Científicos) e dois tipos de alianças possíveis de ser formadas (pré-competitiva e pró-competitiva). A conclusão apresentada é que a IES sob análise tem oportunidade de desenvolver alianças estratégicas do tipo pré-competitiva (com os clientes institucionais e parceiros técnico-científicos) e pró-competitiva (Fundação Getúlio Vargas) com seus stakeholders definitivos com o intuito de melhorar a sua competitividade no mercado da região metropolitana de Belém.
id UFSC_9fa3267f766bdc43bb0d74fcf2bb2296
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68239
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.O presente estudo tem como objetivo identificar as oportunidades de desenvolvimento de alianças estratégicas a partir da analise dos stakeholders de uma IES que atua na Região Metropolitana de Belém desde o primeiro semestre do ano de 2000 e que, hoje, oferta cinco cursos superiores para esta região. Utilizou o método de estudo de caso do tipo qualiquantitativo (Yin, 2005) para identificar e classificar os stakeholders da IES estudada com base nos estudos de Mitchell, Agle e Wood (1997) e Yoshino e Rangan (1996); como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista semi-estruturada (para os dados qualitativos) e questionário (dados quantitativos). Os resultados identificaram três grupos de stakeholders passíveis de ser formada aliança estratégica (clientes institucionais, Fundação Getúlio Vargas e os Parceiros Técnico-Científicos) e dois tipos de alianças possíveis de ser formadas (pré-competitiva e pró-competitiva). A conclusão apresentada é que a IES sob análise tem oportunidade de desenvolver alianças estratégicas do tipo pré-competitiva (com os clientes institucionais e parceiros técnico-científicos) e pró-competitiva (Fundação Getúlio Vargas) com seus stakeholders definitivos com o intuito de melhorar a sua competitividade no mercado da região metropolitana de Belém.INPEAU2012-10-11T17:02:35Z2012-10-11T17:02:35Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68239Tanimoto, Amanda Akemi RodriguesIketani, Cintia MatsusakaAssis, Artur Neves deNascimento-e-Silva, Danielporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T17:16:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68239Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T17:16:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.
title Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.
spellingShingle Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.
Tanimoto, Amanda Akemi Rodrigues
title_short Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.
title_full Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.
title_fullStr Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.
title_full_unstemmed Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.
title_sort Identificação das Oportunidades de Desenvolvimento de Alianças Estratégicas a partir da Análise dos Stakeholders: um estudo em uma IES paraense.
author Tanimoto, Amanda Akemi Rodrigues
author_facet Tanimoto, Amanda Akemi Rodrigues
Iketani, Cintia Matsusaka
Assis, Artur Neves de
Nascimento-e-Silva, Daniel
author_role author
author2 Iketani, Cintia Matsusaka
Assis, Artur Neves de
Nascimento-e-Silva, Daniel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanimoto, Amanda Akemi Rodrigues
Iketani, Cintia Matsusaka
Assis, Artur Neves de
Nascimento-e-Silva, Daniel
description O presente estudo tem como objetivo identificar as oportunidades de desenvolvimento de alianças estratégicas a partir da analise dos stakeholders de uma IES que atua na Região Metropolitana de Belém desde o primeiro semestre do ano de 2000 e que, hoje, oferta cinco cursos superiores para esta região. Utilizou o método de estudo de caso do tipo qualiquantitativo (Yin, 2005) para identificar e classificar os stakeholders da IES estudada com base nos estudos de Mitchell, Agle e Wood (1997) e Yoshino e Rangan (1996); como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista semi-estruturada (para os dados qualitativos) e questionário (dados quantitativos). Os resultados identificaram três grupos de stakeholders passíveis de ser formada aliança estratégica (clientes institucionais, Fundação Getúlio Vargas e os Parceiros Técnico-Científicos) e dois tipos de alianças possíveis de ser formadas (pré-competitiva e pró-competitiva). A conclusão apresentada é que a IES sob análise tem oportunidade de desenvolver alianças estratégicas do tipo pré-competitiva (com os clientes institucionais e parceiros técnico-científicos) e pró-competitiva (Fundação Getúlio Vargas) com seus stakeholders definitivos com o intuito de melhorar a sua competitividade no mercado da região metropolitana de Belém.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-11T17:02:35Z
2012-10-11T17:02:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68239
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651910515785728