Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Liliane Silveira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129532
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
id UFSC_a171f4581f81987a66a8a6c39c9f4fbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129532
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemáticaEducação científica e tecnológicaPercepcao visual -TestesProfessores de matematicaFormaçãoCartografiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.Esta dissertação parte do pressuposto de que nosso olhar é construído por meio de práticas e discursos visuais, que se tornaram verdades estabelecidas histórica e culturalmente. O objetivo é identificar quais discursos são predominantes e emergem da visualidade de professores em formação num curso de Matemática quando estes se deparam com imagens em anamorfose. A anamorfose é a consequência de uma deformação da imagem, resultando numa aparência disforme que, para ser identificada, deve estar sob um ponto de vista específico ou ser refletida em um espelho cônico, cilíndrico ou piramidal. A partir de um grupo, constituído por cinco estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), utilizamos o método da Cartografia, cunhado por Gilles Deleuze e Félix Guattari, para desenhar o mapa das subjetivações apresentadas nesse grupo e, com isso, identificar os discursos sobre o visual por meio do efeito anamorfose. Constata-se, então, que para esse grupo de licenciandos o discurso visual que prevalece é aquele ligado à racionalidade, objetividade e transparência no que é visto.<br>Abstract : This Master degree dissertation starts from the benchmark that our view is constructed by visual discourses and practices, which become cultural and historical established truths. The aim is to identify which discourses are predominant and are emerged from the visuality of teachers in formation process in a Mathematic course when anamorphic images are shown to them. The anamorphosis is consequence of a deformation of a image, resulting in a deformed appearance which, to be identified, must be under a certain point of view or to be reflected on either conical, cylindrical or pyramidal mirror. From a group, made up by five students coursing licentiation in Mathematic in the Federal University of Santa Catarina (UFSC, in Portuguese), we used the Cartographic method, created by Gilles Deleuze and Feliz Guattari, to draw the map of subjectifications presented in this group and, then, identify the discourses about the visual by means of anamorphic effect. It was perceived, then, that to this group of undergraduates the prevailing visual discourse is the one linked to rationality, objectivity and transparence in what is seen.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Liliane Silveira de2015-02-05T21:12:28Z2015-02-05T21:12:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 p.| il.application/pdf327786https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129532porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:12:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129532Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:12:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática
title Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática
spellingShingle Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática
Medeiros, Liliane Silveira de
Educação científica e tecnológica
Percepcao visual -
Testes
Professores de matematica
Formação
Cartografia
title_short Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática
title_full Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática
title_fullStr Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática
title_full_unstemmed Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática
title_sort Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática
author Medeiros, Liliane Silveira de
author_facet Medeiros, Liliane Silveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Liliane Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Percepcao visual -
Testes
Professores de matematica
Formação
Cartografia
topic Educação científica e tecnológica
Percepcao visual -
Testes
Professores de matematica
Formação
Cartografia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:12:28Z
2015-02-05T21:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327786
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129532
identifier_str_mv 327786
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652322078720000