A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jeová Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235205
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/58
id UFSC_a4a1bbe6258eaf4149ca47a2a2f44311
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235205
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básicaLeonardo da VinciGeometriaEducação BásicaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/58O objetivo deste trabalho é propor atividades de ensino de geometria plana por meio de problematizações dos desenhos de Leonardo da Vinci contidos na folha 300r do Códice Atlântico. Se trata de um manuscrito do século XVI, que contém 1119 folhas, nas quais Leonardo registrou seus estudos sobre temas como arquitetura, artes militares, óptica, perspectiva e geometria. Dentre essas folhas foi selecionada a folha 300r cujos desenhos foram tomados como informações históricas segundo Mendes (2015) a partir das quais foram elaboradas 3 atividades como proposta pedagógica para as aulas de geometria da Educação Básica. As informações históricas da folha 300r foram mobilizadas para o ensino de geometria por meio de problematizações, nos termos de Miguel e Mendes (2010), que se mostraram profícuas no estabelecimento de relações entre a geometria refletida na folha 300r e a geometria escolar.RHMP - Revista História da Matemática Para Professores2022-05-28T20:10:51Z2022-05-28T20:10:51Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica. Revista História da Matemática Para Professores, v. 6, p. 35-42, 2020.2675-715Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235205Martins, Jeová PereiraMendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:10:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235205Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:10:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
title A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
spellingShingle A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
Martins, Jeová Pereira
Leonardo da Vinci
Geometria
Educação Básica
title_short A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
title_full A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
title_fullStr A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
title_full_unstemmed A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
title_sort A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica
author Martins, Jeová Pereira
author_facet Martins, Jeová Pereira
Mendes, Iran Abreu
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Jeová Pereira
Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Leonardo da Vinci
Geometria
Educação Básica
topic Leonardo da Vinci
Geometria
Educação Básica
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/58
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2022-05-28T20:10:51Z
2022-05-28T20:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica. Revista História da Matemática Para Professores, v. 6, p. 35-42, 2020.
2675-715X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235205
identifier_str_mv MARTINS, J. P. ; MENDES, I. A. . A decomposição do triângulo retângulo por Leonardo da Vinci: problematizações para a educação básica. Revista História da Matemática Para Professores, v. 6, p. 35-42, 2020.
2675-715X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RHMP - Revista História da Matemática Para Professores
publisher.none.fl_str_mv RHMP - Revista História da Matemática Para Professores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652306427674624