Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loss, Luciana Nogara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181637
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
id UFSC_a66be5af28019fb58c49a7a4626c1d99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181637
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analyticsIndicadores de desempenhoComércio eletrônicoWeb analyticsBalanced ScorecardPerformance indicatorsEletronic commerceTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Devido ao cenário competitivo atual, há a necessidade das empresas interagirem com o ambiente externo, a fim de buscarem inovação e tecnologia para a melhoria de seus processos e obterem vantagem competitiva. Contudo, torna-se relevante mensurar essas inovações e tecnologias para avaliar se estas estão afetando positivamente a empresa, ou o contrário. Deste modo, o sistema de medição de desempenho possibilita a quantificação do desempenho dos processos da empresa, por meio de indicadores de desempenho. Um dos modelos de sistema de medição de desempenho é o Balanced Scorecard (BSC), o qual traduz a missão, visão e valores da empresa para um conjunto de indicadores de desempenho em quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos interno e do aprendizado e crescimento. Nesse contexto, esse trabalho possui o objetivo de elaborar indicadores de desempenho para o comércio eletrônico de uma empresa do setor moveleiro localizada nos Estados Unidos, com o intuito de auxiliar a gestão do negócio, pois os sócios residem no Brasil. Assim, foi implementado o BSC à empresa, por meio de quatro etapas: definição da estratégia, definição dos indicadores, integração dos indicadores ao sistema de gerenciamento e revisão dos indicadores e dos resultados. A implementação do BSC resultou em 29 indicadores de desempenho, destes 43% na perspectiva dos clientes, caracterizando um comércio eletrônico. Contudo, os indicadores de desempenho sugeridos neste trabalho farão parte de uma prática a ser iniciada no processo organizacional da empresa e necessária para o seu acompanhamento a fim de que a introdução do novo negócio em outra localidade tenha êxito e um longo ciclo de vida.Because of the current competitive landscape, there is a need for companies to interact with the external environment, in order to seek innovation and technology to improve their processes and gain competitive advantage. However, it is relevant to measure these innovations and technologies to evaluate if those changes are positively affecting the company, or not. In this way, the performance measurement system enables the quantification of the performance of the company's processes, through performance indicators. One of the performance measurement system is the Balanced Scorecard (BSC), which translates the mission, vision and value of the company into a set of performance indicators in four perspectives: financial, client, internal processes and learning and growth. In this context, this work has the objective of elaborating performance indicators for the e-commerce of a company in the furniture's sector, located in the United States, with the purpose of assisting the management of the business, for the partners that reside in Brazil. Thus, the BSC was implemented through four stages: definition of the strategy, definition of indicators, integration of indicators into the system of management and review of indicators and results. This implementation resulted in 29 performance indicators, and 43% of these indicators are in the customer perspective, characterizing an e-commerce. However, the performance indicators suggested on this paper are part of a practice to be initiated in the organizational process of the company and necessary for its monitoring, so the introduction of the new business in another location can be successful and have a long life.Joinville, SCZagheni, Elisete Santos da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaLoss, Luciana Nogara2017-12-05T18:19:30Z2017-12-05T18:19:30Z2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181637porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T18:19:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181637Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T18:19:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics
title Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics
spellingShingle Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics
Loss, Luciana Nogara
Indicadores de desempenho
Comércio eletrônico
Web analytics
Balanced Scorecard
Performance indicators
Eletronic commerce
title_short Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics
title_full Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics
title_fullStr Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics
title_full_unstemmed Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics
title_sort Elaboração de indicadores de desempenho para comércio eletrônico nos EUA: o uso de web analytics
author Loss, Luciana Nogara
author_facet Loss, Luciana Nogara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zagheni, Elisete Santos da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Loss, Luciana Nogara
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores de desempenho
Comércio eletrônico
Web analytics
Balanced Scorecard
Performance indicators
Eletronic commerce
topic Indicadores de desempenho
Comércio eletrônico
Web analytics
Balanced Scorecard
Performance indicators
Eletronic commerce
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05T18:19:30Z
2017-12-05T18:19:30Z
2017-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181637
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652083434356736