Marketing de relacionamento como um fator-chave para o sucesso no setor de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cleyton
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202213
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
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spelling Marketing de relacionamento como um fator-chave para o sucesso no setor de telecomunicaçõesMarketing de relacionamentoMarketing de serviçosMarketing B2BTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada na empresa Minhas Licenças (ML), localizada em Florianópolis, e teve como objetivo identificar as ferramentas de marketing que ajudam a construir relacionamento de longo prazo no mercado business to business (B2B), a fim de aprimorar os instrumentos das empresas que atuam na área de engenharia no setor de telecomunicações. Quanto ao método da pesquisa, foi uma abordagem qualitativa de natureza aplicada. Foram levantadas informações acerca do marketing B2B em bases de dados bibliográficos, usando como descritores “marketing de serviços”, “marketing B2B”, e “Marketing de relacionamento”. Realizou-se o acesso aos bancos de dados e informações internas na empresa ML. Foram identificados, por meio do método SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), pontos fortes e fracos referentes à análise interna (da empresa) e externa (do ambiente). Em seguida, foram identificados e avaliados os canais de comunicação da ML, para os quais propôs-se ações de aprimoramento no marketing de relacionamento. Para cada ação proposta, sempre que possível foi apresentado um orçamento, métrica e tempo. A partir da análise interna da ML, observou-se que os principais pontos fortes foram a agilidade, coprodução, uso de tecnologias e qualificação profissional. Os pontos fracos foram equipe pequena, poucos recursos e imagem da marca. Em relação às oportunidades, obteve-se: a possibilidade de mudanças nas legislações que regem o setor de telecomunicações e novas tecnologias. As principais ameaças identificadas foram a redução de fornecedores, competitividade de mercado, poder de negociação e falta de legislação específica. Os canais de comunicação identificados na ML foram: e-mail, reuniões, correspondências, telefone e site. Para o e-mail, foi sugerido uma padronização de comunicação e arranjo visual, enquanto para as reuniões foi sugerido um aumento na ocorrência das mesmas. Para correspondências foi feita a utilização de um cartão de visitas confeccionado em material diferenciado. Além disso, para o telefone, fez-se a utilização da tecnologia utilizando uma planilha responsiva que passasse informações em tempo real ao cliente. Por fim, foi sugerida a criação de um site individualizado para cada cliente. Após a implementação das sugestões propostas, houve interesse maior de clientes para contratarem os serviços da ML e a empresa obteve agilidade na troca de informações com os clientes. A partir disso, percebeu-se que há possibilidade de melhoria das ferramentas de comunicação para consolidar um relacionamento longínquo. Diferenciações neste mercado extremamente competitivo são necessárias para a sobrevivência e sucesso das empresas.Florianópolis, SCOcke, MarcosUniversidade Federal de Santa Catarina.Machado, Cleyton2019-12-04T21:47:43Z2019-12-04T21:47:43Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202213info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-04T21:47:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202213Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-04T21:47:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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