Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canone, Ivan Matos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_ab0be2f7d4fb2a6839ab4753b01e451e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83370
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uso da tecnologia na educação rural: estudo de casoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaTrabalhadores ruraisEducação ruralInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O enfoque crítico está em oferecer uma educação tecnológica por meio de estudos de caso identificando um modelo alternativo de mídia, mais adequada a uma região rural. O estudo apresenta inicialmente os aspectos sócio-culturais do público-alvo, as referências do ensino à distância, e a estrutura para o ensino à distância, considerando-se os procedimentos e as metodologias de várias instituições nacionais e internacionais, garantindo a abrangência dos critérios e itens a serem avaliados. O objetivo do projeto é proporcionar ao pequeno agricultor rural valores tecnológicos como forma de alterar sua condição de subsistência. O modelo de mídia identificada no espaço-território servirá de veículo para disseminar informações técnicas do aprender fazer, alterando desta forma a condição sócio-econômica. O primeiro estudo de caso é a pesquisa de campo, que procura identificar qual o modelo de mídia mais adequada ao espaço-território, para ser utilizada como veículo transmissor de informações tecnológicas. O segundo estudo de caso é a fase educativa, em que o modelo de mídia adequada ao espaço-teritório é utilizada na aprendizagem como veículo para transmitir informações tecnológicas. O terceiro estudo de caso é a avaliação do processo ensino aprendizagem, em que a aplicação de experiências em algumas famílias apresentaram resultados significativos e qualitativos. Os resultados obtidos sinalizam para a viabilidade de um modelo de mídia através de vídeo adequada ao espaço-território, do agricultor rural para uma educação através do ensino a distância.Florianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaCanone, Ivan Matos2012-10-19T23:21:40Z2012-10-19T23:21:40Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 102 f.| il., tabs., grafs.application/pdf190590http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:01:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83370Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:01:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
title Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
spellingShingle Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
Canone, Ivan Matos
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Trabalhadores rurais
Educação rural
Inovações tecnológicas
title_short Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
title_full Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
title_fullStr Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
title_full_unstemmed Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
title_sort Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
author Canone, Ivan Matos
author_facet Canone, Ivan Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Canone, Ivan Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Trabalhadores rurais
Educação rural
Inovações tecnológicas
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Trabalhadores rurais
Educação rural
Inovações tecnológicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T23:21:40Z
2012-10-19T23:21:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 190590
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370
identifier_str_mv 190590
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 102 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652283749072896