Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonon, Elisa Helena
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93146
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2009
id UFSC_ac3173607f2c55d858576b4ce5aaac10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93146
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTonon, Elisa HelenaScramim, Susana2012-10-24T17:19:23Z2012-10-24T17:19:23Z2012-10-24T17:19:23Z270030http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93146Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2009O presente trabalho realiza a leitura de seis antologias de poesia brasileira, publicadas entre os anos de 1997 e 2006, para pensar a configuração da #cena# ou do #panorama# da poesia desse período. Dedicadas a reunir a produção poética dos anos 90 em diante, essas publicações são um procedimento crítico de leitura constituído através do corte e da montagem, do acúmulo e da exclusão, de forma que estão próximas da coleção e do arquivo. Nesse conjunto de objetos, aponto para a coincidência da forma empregada, para a ênfase na referência temporal ao presente e para a recorrência dos termos #pluralidade# e #parcialidade# nos textos que acompanham as reuniões. O discurso da pluralidade e da diversidade de tendências para caracterizar a poesia se aproxima do relato mítico e desenha um quadro apaziguado. Se não é possível estabelecer unidade de princípios estéticos como característica desta produção, ao observarmos as antologias podemos verificar que a cena pacífica descrita por seus textos (introduções e posfácios) parece esconder alguns embates e tensões - diferenças que mostram ser mais pessoais do que estéticas. Uma das antologias, contudo, se contrapõe às demais por ser uma publicação virtual, em formato blog, e por não possuir um organizador. Com o blog as escolhas afectivas, por seu título e pelo procedimento que o organiza, fica evidente o caráter afetivo, #pessoal#, que atua na elaboração das reuniões.This thesis makes a critical reading of six anthologies of Brazilian poetry published between 1997 and 2006 in order to reflect on the configuration of this period#s poetical panorama. Devoted to gathering poetic works produced since the 1990s, these publications are a critical reading work based on cutting and assembling, on accumulating and excluding, which makes them stand close to collecting and archiving works. In this body of objects, I make considerations on the similarities in the anthologies# structure, on the emphasis they give to the present time, on their recurrent use of the words #plurality# and #partiality#. Therefore, the discourse of plurality and diversity of trends to characterize poetry approaches the mythical report and draws a harmonizing frame. If it is not possible to claim that there is unity of aesthetical principles in the anthologies, when we observe them we can verify that the peaceful scenery described on their texts (introductions and postfaces) seems to conceal some oppositions and tensions # differences that are more personal than aesthetical. However, there is one anthology that acts in opposition to the others as it is a virtual publication, a blog, and does not have someone responsible for the organization. In the blog, called as escolhas afectivas [the affective choices], its title and structure makes evident the affective, #personal#, aspect that is present in design of its collections.porLiteratura brasileiraPoesia brasileiraAntologiasConfigurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL270030.pdfapplication/pdf1370769https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93146/1/270030.pdf5c3f0a0424c710c3f2a56ffe4a4aac36MD51TEXT270030.pdf.txt270030.pdf.txtExtracted Texttext/plain280573https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93146/2/270030.pdf.txt308446b6abc86ea6ba6af1a45b3003cbMD52THUMBNAIL270030.pdf.jpg270030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93146/3/270030.pdf.jpg22c1037c5a56b4573f129a5140663ec5MD53123456789/931462013-04-30 17:51:54.703oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93146Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T20:51:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia
title Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia
spellingShingle Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia
Tonon, Elisa Helena
Literatura brasileira
Poesia brasileira
Antologias
title_short Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia
title_full Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia
title_fullStr Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia
title_full_unstemmed Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia
title_sort Configurações do presente: crítica e mito nas antologias de poesia
author Tonon, Elisa Helena
author_facet Tonon, Elisa Helena
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonon, Elisa Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scramim, Susana
contributor_str_mv Scramim, Susana
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura brasileira
Poesia brasileira
Antologias
topic Literatura brasileira
Poesia brasileira
Antologias
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T17:19:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T17:19:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24T17:19:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93146
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 270030
identifier_str_mv 270030
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93146/1/270030.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93146/2/270030.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93146/3/270030.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c3f0a0424c710c3f2a56ffe4a4aac36
308446b6abc86ea6ba6af1a45b3003cb
22c1037c5a56b4573f129a5140663ec5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805404634841088