Sistema automático de detecção e leitura de placas veiculares
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224664 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Engenharia de Controle e Automação |
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Sistema automático de detecção e leitura de placas veiculares1.Detecção de Placas Veículares.2.OCR.3.Processamento Digital de Imagens.4.Fast R-CNN.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Engenharia de Controle e AutomaçãoO volume de veículos automotores em circulação no território nacional vem crescendo em grandes proporções nos últimos anos e, unido a este crescimento, a complexidade nos processos de fiscalização dos mesmos tem sido cada vez mais desafiadores. Com o intuito de auxiliar na resolução deste tipo de problemas, o presente trabalho apresenta os principais resultados obtidos e os procedimentos metodológicos propostos para a implementação de um sistema automático de detecção de placas veiculares segundo os padrões brasileiros de trânsito. Para solucionar o problema de detecção automática da posição das placas, uma Rede Neural de convolução do tipo “Fast R-CNN” foi treinada e implementada. A leitura do conteúdo das placas é realizada usando ferramentas de reconhecimento ótico de caracteres que são alimentadas por imagens pré-filtradas usando filtros MSER. A metodologia proposta é composta por três etapas fundamentais: a detecção auto- mática da placa veicular; o processamento digital de imagem; e o reconhecimento ótico de caracteres (OCR). Três aplicações foram implementadas a fim de validar o funcionamento dos procedimentos metodológicos propostos: sistema de detecção de placa veicular com possibilidade de implementação em viatura policial; controle de acesso predial ou residen- cial; e sistema de detecção de placa par ou ímpar para implementação em cidades com rodízio veicular. O sistema desenvolvido usando a abordagem metodológica proposta demonstrou uma alta eficiência no funcionamento em ambientes desestruturados e com alta poluição visual, conseguindo acertar na resposta esperada para todos os casos estudados.Blumenau, SCRincon, Leonardo MejiaRincon, Leonardo MejiaUniversidade Federal de Santa CatarinaMonteschio, Mozart Fiorini2021-07-07T11:49:06Z2021-07-07T11:49:06Z2021-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224664info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-07-07T11:49:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224664Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-07T11:49:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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