O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204952 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5720 |
id |
UFSC_af632e734c7b9ea6b0fb93f8e722d62b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204952 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)Ensino do DesenhoPrimeiros anos escolaresExpertiseHistória da Educação MatemáticaDisponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5720Este texto buscou evidenciar o processo de constituição de experts brasileiros para a sistematização do Desenho para os primeiros anos escolares, mediante à análise de como foram sendo propostas modificações no trato desse saber nas décadas finais do século XIX. Usa como principal referencial teórico os estudos de Hosftetter et al. (2017) sobre as transformações da noção de expertise ao longo do tempo. As fontes examinadas mostram a ocorrência de dois processos distintos de constituição de um expert em educação e a importância desses atores sociais para colocar o Desenho na rota dos saberes fundamentais à vida prática das crianças dos primeiros anos escolaresAmazônia2020-03-25T19:04:11Z2020-03-25T19:04:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, M. D.. O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX). Amazônia (UFPA), v. 14, p. 117-132, 2018.2317-5125https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204952Guimarães, Marcos Denilsonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-25T19:04:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204952Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-25T19:04:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX) |
title |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX) |
spellingShingle |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX) Guimarães, Marcos Denilson Ensino do Desenho Primeiros anos escolares Expertise História da Educação Matemática |
title_short |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX) |
title_full |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX) |
title_fullStr |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX) |
title_full_unstemmed |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX) |
title_sort |
O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX) |
author |
Guimarães, Marcos Denilson |
author_facet |
Guimarães, Marcos Denilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Marcos Denilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do Desenho Primeiros anos escolares Expertise História da Educação Matemática |
topic |
Ensino do Desenho Primeiros anos escolares Expertise História da Educação Matemática |
description |
Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5720 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-03-25T19:04:11Z 2020-03-25T19:04:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES, M. D.. O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX). Amazônia (UFPA), v. 14, p. 117-132, 2018. 2317-5125 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204952 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, M. D.. O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX). Amazônia (UFPA), v. 14, p. 117-132, 2018. 2317-5125 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Amazônia |
publisher.none.fl_str_mv |
Amazônia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652335709159425 |