O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcos Denilson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204952
Resumo: Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5720
id UFSC_af632e734c7b9ea6b0fb93f8e722d62b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204952
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)Ensino do DesenhoPrimeiros anos escolaresExpertiseHistória da Educação MatemáticaDisponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5720Este texto buscou evidenciar o processo de constituição de experts brasileiros para a sistematização do Desenho para os primeiros anos escolares, mediante à análise de como foram sendo propostas modificações no trato desse saber nas décadas finais do século XIX. Usa como principal referencial teórico os estudos de Hosftetter et al. (2017) sobre as transformações da noção de expertise ao longo do tempo. As fontes examinadas mostram a ocorrência de dois processos distintos de constituição de um expert em educação e a importância desses atores sociais para colocar o Desenho na rota dos saberes fundamentais à vida prática das crianças dos primeiros anos escolaresAmazônia2020-03-25T19:04:11Z2020-03-25T19:04:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, M. D.. O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX). Amazônia (UFPA), v. 14, p. 117-132, 2018.2317-5125https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204952Guimarães, Marcos Denilsonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-25T19:04:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204952Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-25T19:04:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
title O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
spellingShingle O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
Guimarães, Marcos Denilson
Ensino do Desenho
Primeiros anos escolares
Expertise
História da Educação Matemática
title_short O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
title_full O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
title_fullStr O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
title_full_unstemmed O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
title_sort O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX)
author Guimarães, Marcos Denilson
author_facet Guimarães, Marcos Denilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Marcos Denilson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do Desenho
Primeiros anos escolares
Expertise
História da Educação Matemática
topic Ensino do Desenho
Primeiros anos escolares
Expertise
História da Educação Matemática
description Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5720
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-25T19:04:11Z
2020-03-25T19:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, M. D.. O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX). Amazônia (UFPA), v. 14, p. 117-132, 2018.
2317-5125
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204952
identifier_str_mv GUIMARÃES, M. D.. O ensino do Desenho nos primeiros anos escolares e a constituição de experts brasileiros na sistematização desse saber (décadas finais do século XIX). Amazônia (UFPA), v. 14, p. 117-132, 2018.
2317-5125
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652335709159425