Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202684
Resumo: Inserido na problemática de investigação sobre como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar, este artigo tem por objetivo adentrar no campo das artes, buscando analisar como práticas de desenhar daí provenientes foram, de fato, disciplinarizadas, compondo o rol de conteúdos da disciplina de desenho na escola básica. Para além de questões relacionadas à emergência dessa disciplina, apresentam-se, ainda, vestígios de sua imergência dos currículos escolares.
id UFSC_b18fdce0072350426ffef5d6e54440fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202684
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de paradaDesenhoArtesHistóriaDisciplinaInserido na problemática de investigação sobre como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar, este artigo tem por objetivo adentrar no campo das artes, buscando analisar como práticas de desenhar daí provenientes foram, de fato, disciplinarizadas, compondo o rol de conteúdos da disciplina de desenho na escola básica. Para além de questões relacionadas à emergência dessa disciplina, apresentam-se, ainda, vestígios de sua imergência dos currículos escolares.2019-12-10T11:54:35Z2019-12-10T11:54:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202684Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T11:54:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202684Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T11:54:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
title Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
spellingShingle Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
Machado, Rosilene Beatriz
Desenho
Artes
História
Disciplina
title_short Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
title_full Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
title_fullStr Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
title_full_unstemmed Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
title_sort Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada
author Machado, Rosilene Beatriz
author_facet Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Artes
História
Disciplina
topic Desenho
Artes
História
Disciplina
description Inserido na problemática de investigação sobre como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar, este artigo tem por objetivo adentrar no campo das artes, buscando analisar como práticas de desenhar daí provenientes foram, de fato, disciplinarizadas, compondo o rol de conteúdos da disciplina de desenho na escola básica. Para além de questões relacionadas à emergência dessa disciplina, apresentam-se, ainda, vestígios de sua imergência dos currículos escolares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-12-10T11:54:35Z
2019-12-10T11:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202684
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652388784930817