A função social de uma unidade de conservação de uso sustentável: um estudo de caso na área de preservação ambiental Serra Dona Francisca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gartner, Carolina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86406
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas
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spelling A função social de uma unidade de conservação de uso sustentável: um estudo de caso na área de preservação ambiental Serra Dona FranciscaAgriculturaAgroecossistemasConservação da naturezaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em AgroecossistemasEste estudo se constitui na contextualização de um processo de conservação através da criação de uma Área de Preservação Ambiental # APA, denominada Área de Preservação Ambiental Serra Dona Francisca, localizada na porção noroeste do município de Joinville, Estado de Santa Catarina. Sobre a temática da conservação ambiental agem dois fatores até muito pouco tempo encarados como antagônicos: a proteção da natureza e a inovação, condicionadas pela busca de novas soluções para um velho problema, o da exclusão de populações consideradas tradicionais das áreas destinadas à conservação. Com a implantação de Unidades de Conservação de uso direto, ou uso sustentável, surge um novo quadro político e ideológico. Neste novo contexto, ganha relevância não só a proteção aos elementos naturais, mas, também, o elemento social. Dentre as Unidades de Conservação de uso sustentável está a APA. Sua criação passa a ser entendida como possibilidade de exercício de atividade econômica por parte dos que a desejam, sob condições especificadas em lei e que não violem as regras de conservação ambiental. A APA tem como princípio a permanência das populações permitindo que a comunidade continue vivendo e desenvolvendo suas atividades produtivas. No entanto, os problemas continuam, pois repete-se, de forma incrível, a imposição de uma dinâmica e de um modelo de gestão preservacionista. Contraditório ou não, numa Unidade de Conservação de uso sustentável, onde a preservação deveria ser vista como uma atividade complementar e não exclusiva, a mesma instabiliza e fragiliza a economia nas pequenas propriedades familiares, deixando um grande vazio de alternativas econômicas para os pequenos agricultores, principais responsáveis pela implementação do processo de conservação. Assim, através da percepção destes e de outros atores sociais que estão direta ou indiretamente envolvidos no processo de conservação, analisamos as implicações e as contradições existentes entre conciliar o existir e o conservar na pequena propriedade. Fundamentados nos princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que asseguram a ampla participação das populações tradicionais locais, em todas as fases de criação e gestão (elaboração, atualização e implementação) das Áreas de Preservação Ambiental, neste estudo busca-se apontar as lacunas do modelo de gestão adotado, bem como são feitas sugestões para o mesmo, ambicionando mudanças políticas num processo de conservação coerente com a realidade local e que se efetive com dignidade e participação social.Florianópolis, SCFantini, Alfredo CelsoUniversidade Federal de Santa CatarinaGartner, Carolina2012-10-21T06:39:46Z2012-10-21T06:39:46Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf208618http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86406porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:26:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86406Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:26:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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