Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Emerson Pessoa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100866
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_b38b176b0b80a98260be098a8f5f8620
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100866
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educaçãoEducação científica e tecnológicaEducação tecnológicaEstéticaTeoria criticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaO problema geral que se apresenta é a articulação entre Estética Crítica e EPT. Está relacionado à possibilidade de se propor a retomada das reflexões sobre a Beleza (estética), o Bem (ética) e a Verdade (lógica e epistemologia), na concepção, produção e reprodução de discursos acadêmicos na educação tecnológica brasileira. Essa articulação poderá contribuir com o enfoque CTS em educação científica e tecnológica, tendo em vista sua dimensão social e ideológica. Nestes próximos capítulos tentar-se-á ao menos três coisas. A primeira é demonstrar teoricamente que a perspectiva estética é importante na educação tecnológica, se pensamos em mudar suas bases tecnicistas. A segunda é juntar-se ao coral que canta que, para que essa mudança ocorra, ela precisaria estar articulada com a mudança da sociedade e que seria imprescindível sonhar e superar certos princípios de realidade para alcançar nossas utopias. A terceira, mas não menos importante, é avaliar como a Tecnologia, a Razão e a Utopia, pensados conjuntamente, podem ser instrumentos de mudança mais poderosos que pensados isoladamente. As principais argumentações foram baseadas na leitura e inter-relacionamento de obras de Herbert Marcuse, Paulo Freire e Andrew Feenberg.The general problem that arises is the relationship between EPT and Critical Aesthetics. It is related to the possibility of proposing the resumption of the reflections on Beauty (aesthetics), Goodness (ethics) and Truth (logic and epistemology) in the design, production and reproduction of academic discourse in technologic education in Brazil. This articulation could contribute to the CTS approach in science and technology education, given its social and ideological dimension. In the next chapters we are going to try to achieve at least three objectives. The first one will be to demonstrate theoretically the importance of the philosophical perspective of aesthetics to the field of technological education, when one thinks on avoiding tecnicism. The second one will be to join to the choir that sings that a true change in education is possible only within a radical social change, necessarily based on superation of certain reality principles, aiming the construction of an utopia. The third, but not the last in importance is the assessment of the conjunction of Technology, Reason and Utopy as a powerful tool for social transformation. The main arguments were based on the reading and inter-relationship of works of Herbert Marcuse, Paulo Freire and Andrew Feenberg.FlorianópolisLinsingen, Irlan von.Universidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Emerson Pessoa2013-06-25T23:24:34Z2013-06-25T23:24:34Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis274 p.| il., grafs.application/pdf309691http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T23:24:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:24:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação
title Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação
spellingShingle Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação
Ferreira, Emerson Pessoa
Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Estética
Teoria critica
title_short Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação
title_full Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação
title_fullStr Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação
title_full_unstemmed Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação
title_sort Estética crítica e educação tecnológica: razão e utopia como problemas em educação
author Ferreira, Emerson Pessoa
author_facet Ferreira, Emerson Pessoa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linsingen, Irlan von.
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Emerson Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Estética
Teoria critica
topic Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Estética
Teoria critica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T23:24:34Z
2013-06-25T23:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 309691
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100866
identifier_str_mv 309691
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652327677067264