"Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscila Limas da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205013
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_b53f29f16328fa761b92af8dc0f1bbf7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205013
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileiraEducaçãoMusica -EvangelismoPentecostalismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O crescimento do número de evangélicos no Brasil resultou na inserção destes em vários setores da sociedade, destacando-se na mídia, através das rádios e TVs evangélicas, dos artistas, apresentadores, jogadores de futebol evangélicos; assim como na política, com o surgimento da bancada política evangélica. Dentre as muitas coisas a surgir no Brasil em versão evangélica ou gospel, destaca-se a música gospel. Os evangélicos têm uma forma peculiar de lidar com a cultura brasileira, e, muitos são os elementos da cultura brasileira que, ao longo dos anos, foram demonizados. No âmbito da música, muitos instrumentos e gêneros musicais são considerados profanos ou demoníacos. Por isso, o surgimento de música cristã evangélica em gêneros musicais brasileiros, como o samba, por exemplo, gerou resistência, boicote e censura por parte de alguns setores evangélicos. Para investigar como acontecem no meio evangélico os processos de incorporação de gêneros musicais brasileiros na música evangélica brasileira, assim como, quais são os discursos que suscitaram resistências ou transigências à música brasileira, nesta pesquisa, consideramos a carreira musical de dois músicos evangélicos que trabalham com gêneros musicais brasileiros, os cantores João Alexandre e Waguinho. A partir de material encontrado na internet, analisamos letras de suas músicas, assim como suas falas em: entrevistas, vídeos de apresentações musicais, matérias de sites especializados na música gospel. A partir desta pesquisa percebemos que a legitimação destes gêneros musicais se deu de duas maneiras diferentes, pautados por duas teologias distintas. No âmbito de teologia reformada o conceito de Graça Comum opera como legitimador, enquanto no âmbito de teologia pentecostal, conceitos da teologia da Batalha Espiritual permitem a incorporação de gêneros musicais brasileiros na música evangélica.Abstract : The growth of the number of evangelical people in Brazil resulted in their insertion in many sectors of society, standing out in the media, through the radios and evangelical TVs, artists, presenters, evangelical football players; as in politics, with the emergence of the evangelical political party. Among the many things to appear in the evangelical fild in Brazil, the highlight is the gospel music. The evangelical people have a special form to deal with the brazilian culture, and, many are the elements of brazilian culture that, over the years, have been demonized. In the scope of music, many instruments and musical genres are considered profane or demonic. So, the emergence of evangelical Christian music in brazilian musical genres, like samba, developed resistance, boycott and censorship by some envagelical sectors. To investigate how the processes of incoporation of brazilian musical genres in brazilians evangelical music take place in the evangelical environment, as, which are the speeches that have provoked resistance or compromise to the brazilian music, in this research, we consider the musical career of two evangelical musicians that work with brazilian musical genres: the singers João Alexandre and Waguinho. From the material found in the internet, we analyzing song lyrics and also interviews, videos of musical presentations, article on sites specializing in gospel music. From this search we notice that the legitimation of these brazilian musical genres came from distinct theologies. In the scope of reformed theology the concept of Common Grace operates as a legitimator, while the scope of Pentecostal theology, concepts of Spiritual Battle Theology allow the incorporation of the brazilian musical genres into evangelical music.Pich, SantiagoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Priscila Limas da2020-03-31T13:25:05Z2020-03-31T13:25:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 p.application/pdf360000https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205013porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:25:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205013Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:25:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira
title "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira
spellingShingle "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira
Silva, Priscila Limas da
Educação
Musica -
Evangelismo
Pentecostalismo
title_short "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira
title_full "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira
title_fullStr "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira
title_full_unstemmed "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira
title_sort "Dizem que sambar é pecado": o processo de incorporação de ritmos brasileiros na música evangélica brasileira
author Silva, Priscila Limas da
author_facet Silva, Priscila Limas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pich, Santiago
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscila Limas da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Musica -
Evangelismo
Pentecostalismo
topic Educação
Musica -
Evangelismo
Pentecostalismo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:25:05Z
2020-03-31T13:25:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360000
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205013
identifier_str_mv 360000
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651909761859584