A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boemer, Júlia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_b80a1b3a6bcfc1055a384fe83a032ddc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196211
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSCTeoria dos complexosPRONERAformação humanaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa buscou compreender como a experiência do Curso Educação de Jovens e Adultos do Campo- Ensino Médio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária- PRONERA, baseado nos princípios da Pedagogia Socialista e fundamentado na Teoria dos Complexos contribuiu para a formação humana dos sujeitos educandos/as. Apresentamos, minimamente, a Pedagogia Socialista, bem como os fundamentos da Escola Comuna e da Escola do Trabalho, sistematizada por Moisey M. Pistrak, referente aos anos de 1917 a 1931 no contexto de pós-revolução na Rússia. A proposta foi refletir sobre como a Teoria dos Complexos influenciou no desenvolvimento do curso, por conseguinte na formação humana dos sujeitos educandos/as. Para isso, apresentamos, primeiramente, uma breve contextualização do PRONERA, da educação do campo e do referido Curso. Após, discorremos acerca do desenvolvimento do Curso fundamentado-o com as categorias fundantes da Pedagogia Socialista, quais sejam: trabalho, atualidade e auto-organização. Em seguida, analisamos como os educandos/as e os educadores/as avaliaram o trabalho pedagógico desenvolvido no Curso. Por fim, como conclusão dessa pesquisa, observamos que a organização pedagógica do Curso contribuiu para a formação omnilateral dos sujeitos educandos/as, preocupando-se com a formação do Ser político.Florianópolis, SCTitton, MauroUniversidade Federal de Santa CatarinaBoemer, Júlia2019-05-24T14:10:18Z2019-05-24T14:10:18Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T14:10:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196211Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-24T14:10:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
title A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
spellingShingle A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
Boemer, Júlia
Teoria dos complexos
PRONERA
formação humana
title_short A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
title_full A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
title_fullStr A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
title_full_unstemmed A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
title_sort A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
author Boemer, Júlia
author_facet Boemer, Júlia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Titton, Mauro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Boemer, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos complexos
PRONERA
formação humana
topic Teoria dos complexos
PRONERA
formação humana
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-27
2019-05-24T14:10:18Z
2019-05-24T14:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652201134915584