A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83259 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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Universidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Silvar FerreiraRodriguez Martins, Alejandro2012-10-19T22:18:12Z2012-10-19T22:18:12Z20022002225907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83259Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoO presente trabalho apresenta um panorama das políticas públicas de formação do professor no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394 de 26/12/1996, considerando ainda as questões das transformações da sociedade contemporânea com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação, a demanda pela formação deste profissional em nível universitário tendo em vista não só o aspecto legal, bem como o perfil desejado pela sociedade que exige uma melhoria da qualidade da educação em todos os níveis. Analisa o papel da universidade no processo de concretização destas políticas, preservando a sua identidade e construindo novas perspectivas para a graduação de professores, recorrendo inclusive à diversificação de suas estratégias, a partir da utilização das tecnologias e dos instrumentos tecnológicos disponíveis. A educação a distância é analisada tanto em termos conceituais, considerando a evolução desta modalidade, quanto as suas características e tendências, discutindose experiências práticas desenvolvidas por universidades brasileiras, analisando-se as possibilidades e limites da Universidade do Estado da Bahia e esboçando-se uma proposta, apresentada a partir de linhas gerais e princípios fundamentais para a sua construção, tendo em vista a formação de professores em exercício para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental, através de parcerias com as prefeituras municipais. Objetiva contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a educação a distância no ensino superior, tendo em vista a expansão das oportunidades de acesso à universidade e a melhoria da qualidade da educação através da formação de professores em nível universitário.105 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoProfessores -FormaçãoLegislaçãoPratica de ensinoBrasilEnsino a distanciaBrasilTecnologia educacionalA formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL225907.pdfapplication/pdf481895https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/1/225907.pdfa16909f1ba9ac618706788af9b581dfeMD51TEXT225907.pdf.txt225907.pdf.txtExtracted Texttext/plain221476https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/2/225907.pdf.txtd19f4308ea1eacfb34a20a90573d5912MD52THUMBNAIL225907.pdf.jpg225907.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/3/225907.pdf.jpgfd23d8c6df6f3ab1803f2b17203bde0dMD53123456789/832592013-05-02 02:33:37.537oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T05:33:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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