A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Silvar Ferreira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83259
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_b83ea6f436ec2a5def7cee6dd5df2fca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83259
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Silvar FerreiraRodriguez Martins, Alejandro2012-10-19T22:18:12Z2012-10-19T22:18:12Z20022002225907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83259Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoO presente trabalho apresenta um panorama das políticas públicas de formação do professor no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394 de 26/12/1996, considerando ainda as questões das transformações da sociedade contemporânea com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação, a demanda pela formação deste profissional em nível universitário tendo em vista não só o aspecto legal, bem como o perfil desejado pela sociedade que exige uma melhoria da qualidade da educação em todos os níveis. Analisa o papel da universidade no processo de concretização destas políticas, preservando a sua identidade e construindo novas perspectivas para a graduação de professores, recorrendo inclusive à diversificação de suas estratégias, a partir da utilização das tecnologias e dos instrumentos tecnológicos disponíveis. A educação a distância é analisada tanto em termos conceituais, considerando a evolução desta modalidade, quanto as suas características e tendências, discutindose experiências práticas desenvolvidas por universidades brasileiras, analisando-se as possibilidades e limites da Universidade do Estado da Bahia e esboçando-se uma proposta, apresentada a partir de linhas gerais e princípios fundamentais para a sua construção, tendo em vista a formação de professores em exercício para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental, através de parcerias com as prefeituras municipais. Objetiva contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a educação a distância no ensino superior, tendo em vista a expansão das oportunidades de acesso à universidade e a melhoria da qualidade da educação através da formação de professores em nível universitário.105 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoProfessores -FormaçãoLegislaçãoPratica de ensinoBrasilEnsino a distanciaBrasilTecnologia educacionalA formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL225907.pdfapplication/pdf481895https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/1/225907.pdfa16909f1ba9ac618706788af9b581dfeMD51TEXT225907.pdf.txt225907.pdf.txtExtracted Texttext/plain221476https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/2/225907.pdf.txtd19f4308ea1eacfb34a20a90573d5912MD52THUMBNAIL225907.pdf.jpg225907.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/3/225907.pdf.jpgfd23d8c6df6f3ab1803f2b17203bde0dMD53123456789/832592013-05-02 02:33:37.537oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T05:33:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
title A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
spellingShingle A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
Ribeiro, Silvar Ferreira
Engenharia de produção
Professores -
Formação
Legislação
Pratica de ensino
Brasil
Ensino a distancia
Brasil
Tecnologia educacional
title_short A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
title_full A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
title_fullStr A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
title_full_unstemmed A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
title_sort A formação de professores em exercício através de educação a distancia: perspectivas da Universidade do Estado da Bahia
author Ribeiro, Silvar Ferreira
author_facet Ribeiro, Silvar Ferreira
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Silvar Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
contributor_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Professores -
Formação
Legislação
Pratica de ensino
Brasil
Ensino a distancia
Brasil
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Professores -
Formação
Legislação
Pratica de ensino
Brasil
Ensino a distancia
Brasil
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T22:18:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T22:18:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83259
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 225907
identifier_str_mv 225907
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.| il., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/1/225907.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/2/225907.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83259/3/225907.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a16909f1ba9ac618706788af9b581dfe
d19f4308ea1eacfb34a20a90573d5912
fd23d8c6df6f3ab1803f2b17203bde0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805170402885632