Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Carolina Anderson Carioni
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96394
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
id UFSC_bce6ed5dfaf5c7efc07720ee7d01558e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96394
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de modaDesenho técnicoVestuarioModaEstudo e ensinoMultímidia interativaEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão GráficaA pesquisa apresentada nesta dissertação mostra um estudo sobre as potencialidades do uso de uma hipermídia específica elaborada para apoiar o ensino presencial de desenho técnico do vestuário no contexto do ensino a distância de Moda. Caracterizada como um estudo aplicado, apresenta inicialmente, no corpus teórico, os temas: Ensino a Distância, Design Instrucional, Moda e Ensino de Moda pela sua relevância no desenvolvimento da hipermídia proposta na sequência. Após, o corpus de pesquisa apresenta-se a elaboração e aplicação de hipermídia em curso à distância ministrado em situação real de ensino por meio da plataforma do Moodle. O curso - voltado para os alunos do curso superior de Bacharelado em Moda da UDESC - teve como objetivo apoiar o ensino presencial da disciplina de Desenho Técnico da mesma instituição. Verificou-se, após o término da experiência, que os resultados foram positivos no tocante ao desenvolvimento dos alunos na técnica de execução de desenhos técnicos do vestuário utilizando as ferramentas do software CorelDRAW®. Desta forma, o uso do material instrucional hipermidiático proporcionou mais autonomia aos estudantes, deixando-os menos dependentes do professor, e possibilitou que os as estudantes gerenciassem o tempo de estudo de acordo com suas necessidades e possibilidades pessoais.Florianópolis, SCGonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Carolina Anderson Carioni2012-10-26T11:35:59Z2012-10-26T11:35:59Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 p.| il., grafs.application/pdf299956http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96394porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T22:41:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T22:41:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
title Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
spellingShingle Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
Amorim, Carolina Anderson Carioni
Desenho técnico
Vestuario
Moda
Estudo e ensino
Multímidia interativa
Ensino a distancia
title_short Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
title_full Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
title_fullStr Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
title_full_unstemmed Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
title_sort Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
author Amorim, Carolina Anderson Carioni
author_facet Amorim, Carolina Anderson Carioni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Marília Matos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Carolina Anderson Carioni
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho técnico
Vestuario
Moda
Estudo e ensino
Multímidia interativa
Ensino a distancia
topic Desenho técnico
Vestuario
Moda
Estudo e ensino
Multímidia interativa
Ensino a distancia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T11:35:59Z
2012-10-26T11:35:59Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 299956
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96394
identifier_str_mv 299956
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652324884709376