Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96394 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica |
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Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de modaDesenho técnicoVestuarioModaEstudo e ensinoMultímidia interativaEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão GráficaA pesquisa apresentada nesta dissertação mostra um estudo sobre as potencialidades do uso de uma hipermídia específica elaborada para apoiar o ensino presencial de desenho técnico do vestuário no contexto do ensino a distância de Moda. Caracterizada como um estudo aplicado, apresenta inicialmente, no corpus teórico, os temas: Ensino a Distância, Design Instrucional, Moda e Ensino de Moda pela sua relevância no desenvolvimento da hipermídia proposta na sequência. Após, o corpus de pesquisa apresenta-se a elaboração e aplicação de hipermídia em curso à distância ministrado em situação real de ensino por meio da plataforma do Moodle. O curso - voltado para os alunos do curso superior de Bacharelado em Moda da UDESC - teve como objetivo apoiar o ensino presencial da disciplina de Desenho Técnico da mesma instituição. Verificou-se, após o término da experiência, que os resultados foram positivos no tocante ao desenvolvimento dos alunos na técnica de execução de desenhos técnicos do vestuário utilizando as ferramentas do software CorelDRAW®. Desta forma, o uso do material instrucional hipermidiático proporcionou mais autonomia aos estudantes, deixando-os menos dependentes do professor, e possibilitou que os as estudantes gerenciassem o tempo de estudo de acordo com suas necessidades e possibilidades pessoais.Florianópolis, SCGonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Carolina Anderson Carioni2012-10-26T11:35:59Z2012-10-26T11:35:59Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 p.| il., grafs.application/pdf299956http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96394porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T22:41:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T22:41:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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