RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Margarete de Fátima
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114800
Resumo: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC de acordo com o INEP (2011) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação corroborando para a elaboração de rankings neste momento a pesquisa se justifica. O presente estudo objetivou identificar com base na percepção dos coordenadores do curso de administração de que forma o IGC - Índice Geral de Curso é considerado no escopo do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Entre os resultados encontrados pode destacar: as principais ações que comprovam esta relação apresentadas pelas IESs em estudo são - para manter a titulação de mestres e doutores dentro do percentual que condiz um resultado positivo, melhor enquadramento em termos de aderência às disciplinas, manutenção de infra-estrutura atendendo a acessibilidade e todo conforto tanto para o docente como para o discente e ênfase em atualização e melhoria constante das tecnologias.
id UFSC_be38dcf0f9dfb45e8405f99d031ac277
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114800
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC de acordo com o INEP (2011) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação corroborando para a elaboração de rankings neste momento a pesquisa se justifica. O presente estudo objetivou identificar com base na percepção dos coordenadores do curso de administração de que forma o IGC - Índice Geral de Curso é considerado no escopo do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Entre os resultados encontrados pode destacar: as principais ações que comprovam esta relação apresentadas pelas IESs em estudo são - para manter a titulação de mestres e doutores dentro do percentual que condiz um resultado positivo, melhor enquadramento em termos de aderência às disciplinas, manutenção de infra-estrutura atendendo a acessibilidade e todo conforto tanto para o docente como para o discente e ênfase em atualização e melhoria constante das tecnologias.2013-12-13T20:12:56Z2013-12-13T20:12:56Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114800Marcon, Margarete de FátimaDomingues, Maria José Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T20:12:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T20:12:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
title RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
Marcon, Margarete de Fátima
title_short RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
title_full RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
title_sort RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
author Marcon, Margarete de Fátima
author_facet Marcon, Margarete de Fátima
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author_role author
author2 Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Margarete de Fátima
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
description Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC de acordo com o INEP (2011) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação corroborando para a elaboração de rankings neste momento a pesquisa se justifica. O presente estudo objetivou identificar com base na percepção dos coordenadores do curso de administração de que forma o IGC - Índice Geral de Curso é considerado no escopo do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Entre os resultados encontrados pode destacar: as principais ações que comprovam esta relação apresentadas pelas IESs em estudo são - para manter a titulação de mestres e doutores dentro do percentual que condiz um resultado positivo, melhor enquadramento em termos de aderência às disciplinas, manutenção de infra-estrutura atendendo a acessibilidade e todo conforto tanto para o docente como para o discente e ênfase em atualização e melhoria constante das tecnologias.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T20:12:56Z
2013-12-13T20:12:56Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114800
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651981679493120