Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Midões, Ana Carla Dantas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173081
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_c6028601ddab22daf1ce9f686d69e4b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173081
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016relações étnico-raciaisensino de químicaLei 10.639/03Lei 11.645/08combate ao preconceitoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.A escola, que deveria ser um lugar de valorização da diversidade, muitas vezes contribui na reprodução de estereótipos, preconceitos e discriminação, podendo ser um ambiente hostil para muitas(os) alunas(os), professoras(es) e funcionárias(os). A fim de combater o preconceito racial e trazer as discussões sobre questões étnico-raciais para a escola, foi implementada a Lei 10.639/03 e, posteriormente, a Lei 11.645/08. Afinal, para superarmos estereótipos, preconceitos e discriminações e alcançarmos uma escola mais justa, igualitária e democrática, é essencial que a valorização da diversidade étnica esteja presente no ambiente escolar, permeando todas as disciplinas. Entretanto, apesar de mais de uma década de implementação dessa lei, muitas(os) docentes não a conhecem, não aplicando-a em sala de aula. Por outro lado, verifica-se um aumento no número de trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) a partir do ano de 2014 que relacionam o ensino de química às questões étnico-raciais. Nesse sentido, este projeto propõe o levantamento/mapeamento e posterior análise das publicações que abordam as relações étnico-raciais nos ENEQ´s de 2008 a 2016, além de buscar identificar o motivo do aumento do número de publicações nessa temática a partir de 2014.The school, that should be a place of appreciation of diversity, often contributes to the reproduction of stereotypes, prejudices and discrimination, and can be a hostile environment for many students, teachers and employees. In order to combat racial prejudice and bring the discussions on ethnic-racial issues to school, Brazilian Federal Law Number 10.639 /2003 and later Law 11.645 / 08 were implemented. After all, in order to overcome stereotypes, prejudices and discrimination and achieve a fairer, more egalitarian and democratic school, it is essential that the valuation of ethnic diversity be present in the school environment, permeating all subjects. However, despite more than a decade of implementation of this law, many teachers do not know it, not applying it in the classroom. On the other hand, there is an increase in the number of papers published in the National Chemistry Teaching Conference (Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ) from the year 2014 that relate the teaching of chemistry to ethnic-racial issues. In this sense, this project proposes the survey / mapping and subsequent analysis of the publications that approach the ethnic-racial relations in the ENEQ from 2008 to 2016, in addition to seeking to identify the reason for the increase in the number of publications in this subject from 2014.Florianópolis, SCMombelli, RaquelUniversidade Federal de Santa CatarinaMidões, Ana Carla Dantas2017-02-08T16:06:14Z2017-02-08T16:06:14Z2016-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173081porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-08T16:06:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-08T16:06:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016
title Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016
spellingShingle Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016
Midões, Ana Carla Dantas
relações étnico-raciais
ensino de química
Lei 10.639/03
Lei 11.645/08
combate ao preconceito
title_short Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016
title_full Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016
title_fullStr Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016
title_full_unstemmed Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016
title_sort Ensino de química e relações étnico-raciais: análise das publicações do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) de 2008 a 2016
author Midões, Ana Carla Dantas
author_facet Midões, Ana Carla Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mombelli, Raquel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Midões, Ana Carla Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv relações étnico-raciais
ensino de química
Lei 10.639/03
Lei 11.645/08
combate ao preconceito
topic relações étnico-raciais
ensino de química
Lei 10.639/03
Lei 11.645/08
combate ao preconceito
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-17
2017-02-08T16:06:14Z
2017-02-08T16:06:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173081
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652280845565952