Formação de conhecimento para usuários surdos baseada em personagens representativos em histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Thiago da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251361
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
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spelling Formação de conhecimento para usuários surdos baseada em personagens representativos em histórias em quadrinhosGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoSurdosHistórias em quadrinhos na educaçãoPersonagens de histórias em quadrinhosAcessibilidade (direitos humanos)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.As Histórias em Quadrinhos são ferramentas comprovadamente eficazes no processo de transmissão de conhecimento, fazendo parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio de uma busca sistemática nas bases de dados Scopus e Web of Science, é possível perceber a utilização com sucesso de Histórias em Quadrinhos e narrativas gráficas em geral no processo de ensino de alunos surdos, em âmbito nacional e internacional. Entretanto, projetos de pesquisa apontaram que os surdos em geral não se identificam com esse tipo de mídia por não se sentirem representados. Partindo da premissa de que um dos principais indicadores do interesse do leitor em uma história é o grau com o qual ele se identifica com os personagens, a presente pesquisa tem por objetivo determinar orientações para a representação adequada do surdo por meio de um personagem, de modo a despertar empatia no leitor surdo e maior interesse pela história e pelo conteúdo a ser transmitido. Para isso, primeiramente foi realizada uma amostragem dos personagens surdos atualmente publicados nas Histórias em Quadrinhos brasileiras. Em seguida, foram realizadas entrevistas com 24 autores de Histórias em Quadrinhos de todas as regiões do país. As características presentes nos personagens mapeados e as elencadas pelos autores foram então analisadas com o auxílio do software Atlas.ti, do tipo CAQDAS, de modo a encontrar os resultados mais relevantes. A partir do cruzamento desses dados, foram elaboradas duas personagens surdas e foi desenvolvido um protótipo de História em Quadrinhos com o tema central sobre reciclagem, na qual as duas atuam como protagonistas. A narrativa foi integralmente elaborada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e, nas páginas com texto escrito em português, foi adicionado um QRCode, contendo acesso para um vídeo com a respectiva tradução em Libras. O protótipo foi então aplicado em um grupo composto de 14 voluntários surdos, na Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF). Para esse processo, realizou-se inicialmente um questionário escrito, de modo a determinar o perfil dos voluntários, seu nível de conhecimento em Libras, sua familiaridade com o uso de telefone celular, suas experiências anteriores com Histórias em Quadrinhos e seu interesse em personagens. Em seguida, efetuou-se a aplicação do protótipo em si. A terceira etapa consistiu em uma roda de diálogo com os voluntários, nessa roda de diálogo, eles responderam a quatro exercícios em Libras e atribuíram os sinais próprios para as personagens. Por meio da aplicação constatou-se que as personagens despertaram empatia nos surdos com maior conhecimento em Libras, contribuindo para o processo de aprendizado sobre o tema proposto. A partir da análise dos dados coletados, foram elaboradas 14 recomendações para a construção de personagens surdos representativos, agrupadas em quatro categorias que contemplam a construção das características físicas e psicológicas do personagem surdo, a construção da narrativa protagonizada pelo personagem surdo, a representação gráfica da surdez e da comunicação por Libras e a inserção do personagem na cultura surda.Abstract: Comics are proven effective tools in the process of transmitting knowledge, being part of the Brazilian National Curriculum Parameters. Through a systematic search in the Scopus and Web of Science databases, it is possible to see the successful use of comics and graphic narratives in general in the teaching process of deaf students, nationally and internationally. However, research projects have observed that deaf people in general do not identify with this type of media, as they do not feel represented. Starting from the premise that one of the main indicators of the reader's interest in a story is the degree to which he identifies with the characters, this research aims to determine guidelines for the adequate representation of the deaf person through a character, to arouse empathy in the deaf reader and greater interest in the story and content to be transmitted. For this, firstly, a sampling of deaf characters currently published in Brazilian comics was carried out. Then, interviews were conducted with twenty-four comic book authors from all regions of the country. The characteristics present in the mapped characters and those listed by the authors were then analyzed using the Atlas.ti CAQDAS software, to find the most relevant results. From the intersection of these data, two deaf characters were created, and a comic book prototype was developed with the central theme of recycling, in which the two act as protagonists. The narrative was fully elaborated in Brazilian Sign Language (Libras), and on the pages with text written in Portuguese a QRCode was added, containing access to a video with the respective translation in Libras. The prototype was then applied to a group of fourteen deaf volunteers at the Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF). For this process, a written questionnaire was initially carried out, to determine the profile of the volunteers, their level of knowledge in Libras, their familiarity with the use of cell phones, their previous experiences with Comics and their interest in characters. Then, the prototype itself was applied. The third stage consisted of a dialogue circle with the volunteers, in which they responded to four exercises in Libras and attributed their own signs to the characters. Through the application it was found that the characters aroused empathy in the deaf volunteers with greater knowledge in Libras, contributing to the learning process on the proposed theme. From the analysis of the data collected, fourteen recommendations were elaborated for the construction of representative deaf characters, grouped into four categories that contemplate the construction of the physical and psychological characteristics of the deaf character, the construction of the narrative carried out by the deaf character, the graphic representation of deafness and communication through Libras and the insertion of the character in the deaf culture.Vanzin, TarcisioDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaMota, Thiago da Silva2023-10-04T23:13:49Z2023-10-04T23:13:49Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 p.| il.application/pdf383865https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251361porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T23:13:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251361Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-10-04T23:13:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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