Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Ana Cláudia Collaço de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86274
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_c82995c3be36db89cf1de32a945eba30
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86274
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadorasEngenharia de produçãoDireito -Estudo e ensinoEnsino superiorDidaticaPratica de ensinoProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese tem por objetivo apresentar o modelo de apoio didático-pedagógico ao docente do curso de Direito implementado na Universidade do Sul de Santa Catarina - Unidade de Ensino Colégio Catarinense para auxiliar na inovação de práticas educativas. Para realização da pesquisa, utilizou-se o método indutivo e a técnica da pesquisa-ação, na qual o pesquisador desempenha papel ativo na própria realidade dos fatos observados. Após a etapa de observação do universo em estudo, foi sugerido o plano de ação para os problemas identificados no processo ensino-aprendizagem e iniciou-se o trabalho, em parceria com a Coordenação do Curso, de apoio didático-pedagógico aos docentes. Constatou-se que, embora detentores de conteúdo jurídico inquestionável, os docentes do curso de Direito apresentavam carências didáticas e dúvidas no tocante à aplicação de novas formas de ensinar. Além disso, poucos eram os interessados em questões pedagógicas. As ações desenvolvidas ao longo de três anos foram determinantes para a formação do referencial do corpo docente daquela unidade de ensino. O engajamento e a participação expressiva dos docentes nas atividades elaboradas para o aperfeiçoamento didático; o seu comprometimento com a instituição; as práticas educativas por eles adotadas em sala de aula mostraram que o apoio didático-pedagógico contribuiu decisivamente para a formação dos docentes e para o exercício do magistério. A oportunidade de expansão do apoio didático-pedagógico prestado aos docentes do curso de Direito a outras unidades de ensino consolida-se como resultado significativo deste estudo.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaMello, Ana Cláudia Collaço de2012-10-21T05:21:48Z2012-10-21T05:21:48Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf198873http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86274porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T00:21:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86274Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T00:21:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
title Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
spellingShingle Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
Mello, Ana Cláudia Collaço de
Engenharia de produção
Direito -
Estudo e ensino
Ensino superior
Didatica
Pratica de ensino
Professores -
Formação
title_short Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
title_full Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
title_fullStr Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
title_full_unstemmed Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
title_sort Apoio didático-pedagógico ao docente do curso de direito: um caminho para práticas educativas inovadoras
author Mello, Ana Cláudia Collaço de
author_facet Mello, Ana Cláudia Collaço de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Neri dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Ana Cláudia Collaço de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Direito -
Estudo e ensino
Ensino superior
Didatica
Pratica de ensino
Professores -
Formação
topic Engenharia de produção
Direito -
Estudo e ensino
Ensino superior
Didatica
Pratica de ensino
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T05:21:48Z
2012-10-21T05:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 198873
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86274
identifier_str_mv 198873
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652056565645312