Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212902 |
Resumo: | Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Passo Fundo. O estudo traz como temática central a educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos. Para tanto, buscou-se analisar as concepções e práticas que predominam no processo de inclusão do aluno com surdez nesse nível de formação, investigando a cultura que predomina nas instituições de ensino superior em relação a esses alunos, as marcas dessa cultura e como a mesma se reproduz, tendo como referência a Universidade de Passo Fundo-UPF e o Instituto Federal Farroupilha-IFF, Campus de Santo Ângelo. Para este estudo foram entrevistados professores universitários, alunos surdos e intérpretes. O material empírico foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e observações, e analisado por meio da triangulação de dados e com base nas seguintes categorias de análise: o domínio teórico/conceitos; o ingresso e acolhida do acadêmico; a aceitação e o compromisso. Cada uma dessas categorias foi composta por uma série de questões, abertas e ordenadas sequencialmente. A tese está apoiada no paradigma analítico-interpretativo, nos referenciais teóricos que discutem a surdez e em obras de Carlos Skliar, Martha Nussbaum e Norbert Elias. Com o estudo desenvolvido constata-se que o processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior significa mais do que oferecer vagas e aceitar as pessoas surdas nos cursos de graduação. Ele requer compromisso da instituição com uma cultura de inclusão e com a presença de docentes instrumentalizados e suficientemente humanizados para ensinar independente das diferenças das condições físicas, cognitivas e subjetivas de seus alunos. Os resultados apontam para o despreparo dos professores e para a carência de intérpretes, o que compromete o processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior, gerando conflitos, pois o mesmo se sente isolado e não reconhecido em sua cultura pelos alunos ouvintes e pelos próprios professores. Assim torna-se necessário aos professores ancorar o seu debate pedagógico nas arenas da ética e da justiça, não bastando, para isso, o título acadêmico, pois a docência é uma profissão que requer competências específicas e especializadas. Conclui-se, ainda, que a viabilização da inclusão do aluno surdo no ensino superior passa pelo conhecimento do processo de inclusão e de seus princípios, para que nenhum aluno surdo seja excluído do seu direito irrenunciável de estar na universidade. Dessa forma, a educação inclusiva no ensino superior pode vir a ser pautada por relações de reconhecimento mútuo e de respeito às diferenças linguísticas e culturais. |
id |
UFSC_c8f4080aa5eb6aa1786fd1549e939b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212902 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafiosEducação especialEducação inclusivaEnsino superiorAspectos sociaisSurdosEsta tese insere-se na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Passo Fundo. O estudo traz como temática central a educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos. Para tanto, buscou-se analisar as concepções e práticas que predominam no processo de inclusão do aluno com surdez nesse nível de formação, investigando a cultura que predomina nas instituições de ensino superior em relação a esses alunos, as marcas dessa cultura e como a mesma se reproduz, tendo como referência a Universidade de Passo Fundo-UPF e o Instituto Federal Farroupilha-IFF, Campus de Santo Ângelo. Para este estudo foram entrevistados professores universitários, alunos surdos e intérpretes. O material empírico foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e observações, e analisado por meio da triangulação de dados e com base nas seguintes categorias de análise: o domínio teórico/conceitos; o ingresso e acolhida do acadêmico; a aceitação e o compromisso. Cada uma dessas categorias foi composta por uma série de questões, abertas e ordenadas sequencialmente. A tese está apoiada no paradigma analítico-interpretativo, nos referenciais teóricos que discutem a surdez e em obras de Carlos Skliar, Martha Nussbaum e Norbert Elias. Com o estudo desenvolvido constata-se que o processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior significa mais do que oferecer vagas e aceitar as pessoas surdas nos cursos de graduação. Ele requer compromisso da instituição com uma cultura de inclusão e com a presença de docentes instrumentalizados e suficientemente humanizados para ensinar independente das diferenças das condições físicas, cognitivas e subjetivas de seus alunos. Os resultados apontam para o despreparo dos professores e para a carência de intérpretes, o que compromete o processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior, gerando conflitos, pois o mesmo se sente isolado e não reconhecido em sua cultura pelos alunos ouvintes e pelos próprios professores. Assim torna-se necessário aos professores ancorar o seu debate pedagógico nas arenas da ética e da justiça, não bastando, para isso, o título acadêmico, pois a docência é uma profissão que requer competências específicas e especializadas. Conclui-se, ainda, que a viabilização da inclusão do aluno surdo no ensino superior passa pelo conhecimento do processo de inclusão e de seus princípios, para que nenhum aluno surdo seja excluído do seu direito irrenunciável de estar na universidade. Dessa forma, a educação inclusiva no ensino superior pode vir a ser pautada por relações de reconhecimento mútuo e de respeito às diferenças linguísticas e culturais.UPF2020-09-21T18:14:04Z2020-09-21T18:14:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSCHNEIDER, Roseléia. Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios. 2017. 192 f. Orientador: Elton Henrique Muhl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212902SCHNEIDER, Roseléiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-21T18:14:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-21T18:14:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios |
title |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios |
spellingShingle |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios SCHNEIDER, Roseléia Educação especial Educação inclusiva Ensino superior Aspectos sociais Surdos |
title_short |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios |
title_full |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios |
title_fullStr |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios |
title_sort |
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios |
author |
SCHNEIDER, Roseléia |
author_facet |
SCHNEIDER, Roseléia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHNEIDER, Roseléia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação inclusiva Ensino superior Aspectos sociais Surdos |
topic |
Educação especial Educação inclusiva Ensino superior Aspectos sociais Surdos |
description |
Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Passo Fundo. O estudo traz como temática central a educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos. Para tanto, buscou-se analisar as concepções e práticas que predominam no processo de inclusão do aluno com surdez nesse nível de formação, investigando a cultura que predomina nas instituições de ensino superior em relação a esses alunos, as marcas dessa cultura e como a mesma se reproduz, tendo como referência a Universidade de Passo Fundo-UPF e o Instituto Federal Farroupilha-IFF, Campus de Santo Ângelo. Para este estudo foram entrevistados professores universitários, alunos surdos e intérpretes. O material empírico foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e observações, e analisado por meio da triangulação de dados e com base nas seguintes categorias de análise: o domínio teórico/conceitos; o ingresso e acolhida do acadêmico; a aceitação e o compromisso. Cada uma dessas categorias foi composta por uma série de questões, abertas e ordenadas sequencialmente. A tese está apoiada no paradigma analítico-interpretativo, nos referenciais teóricos que discutem a surdez e em obras de Carlos Skliar, Martha Nussbaum e Norbert Elias. Com o estudo desenvolvido constata-se que o processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior significa mais do que oferecer vagas e aceitar as pessoas surdas nos cursos de graduação. Ele requer compromisso da instituição com uma cultura de inclusão e com a presença de docentes instrumentalizados e suficientemente humanizados para ensinar independente das diferenças das condições físicas, cognitivas e subjetivas de seus alunos. Os resultados apontam para o despreparo dos professores e para a carência de intérpretes, o que compromete o processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior, gerando conflitos, pois o mesmo se sente isolado e não reconhecido em sua cultura pelos alunos ouvintes e pelos próprios professores. Assim torna-se necessário aos professores ancorar o seu debate pedagógico nas arenas da ética e da justiça, não bastando, para isso, o título acadêmico, pois a docência é uma profissão que requer competências específicas e especializadas. Conclui-se, ainda, que a viabilização da inclusão do aluno surdo no ensino superior passa pelo conhecimento do processo de inclusão e de seus princípios, para que nenhum aluno surdo seja excluído do seu direito irrenunciável de estar na universidade. Dessa forma, a educação inclusiva no ensino superior pode vir a ser pautada por relações de reconhecimento mútuo e de respeito às diferenças linguísticas e culturais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-09-21T18:14:04Z 2020-09-21T18:14:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHNEIDER, Roseléia. Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios. 2017. 192 f. Orientador: Elton Henrique Muhl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212902 |
identifier_str_mv |
SCHNEIDER, Roseléia. Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios. 2017. 192 f. Orientador: Elton Henrique Muhl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652179795345408 |