POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS PROFESSORES DA UNIVASF
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131456 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar as políticas públicas e organizacionais voltadas à formação de competências gerenciais dos professores da UNIVASF para gestão. Na maioria dos casos, os atuais gestores da educação não foram preparados para assumir o papel de gestor em instituições de ensino superior (IES). Some-se a isso, a ausência de políticas institucionais – aquelas direcionadas ao professor de ensino superior por meio de políticas públicas (PP) – e de políticas organizacionais (PO) voltadas ao desenvolvimento de competências gerenciais (ÉSTHER, 2007; MEYER JR., MEYER, 2011; MELO, LOPES, RIBEIRO, 2013; MUSSELIN, 2007). Trata-se de um estudo que adotou uma perspectiva predominantemente qualitativa. Os dados foram obtidos via pesquisa documental e corroboram a lacuna de políticas institucionais apontada na literatura especializada. Com a expansão e a interiorização das IFES, a formação de professores-gestores torna-se ainda mais importante, tendo em vista o protagonismo que esses atores assumem na implementação da Política Pública para Educação Superior. Sem políticas institucionais voltadas a formação de professores com competências gerenciais, dificilmente os dirigentes da UNIVASF desempenharão bem seu papel de gestor, e assim, é possível que haja o comprometimento do alcance da eficiência e na eficácia na gestão desta IFES. |
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POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS PROFESSORES DA UNIVASFPalavras-chaves: políticas insitucionais; competências gerenciais; professor-gestor.O presente trabalho teve como objetivo analisar as políticas públicas e organizacionais voltadas à formação de competências gerenciais dos professores da UNIVASF para gestão. Na maioria dos casos, os atuais gestores da educação não foram preparados para assumir o papel de gestor em instituições de ensino superior (IES). Some-se a isso, a ausência de políticas institucionais – aquelas direcionadas ao professor de ensino superior por meio de políticas públicas (PP) – e de políticas organizacionais (PO) voltadas ao desenvolvimento de competências gerenciais (ÉSTHER, 2007; MEYER JR., MEYER, 2011; MELO, LOPES, RIBEIRO, 2013; MUSSELIN, 2007). Trata-se de um estudo que adotou uma perspectiva predominantemente qualitativa. Os dados foram obtidos via pesquisa documental e corroboram a lacuna de políticas institucionais apontada na literatura especializada. Com a expansão e a interiorização das IFES, a formação de professores-gestores torna-se ainda mais importante, tendo em vista o protagonismo que esses atores assumem na implementação da Política Pública para Educação Superior. Sem políticas institucionais voltadas a formação de professores com competências gerenciais, dificilmente os dirigentes da UNIVASF desempenharão bem seu papel de gestor, e assim, é possível que haja o comprometimento do alcance da eficiência e na eficácia na gestão desta IFES.INPEAU2015-04-02T14:03:52Z2015-04-02T14:03:52Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131456Barbosa, Milka Alves CorreiaMendonça, José Ricardo Costaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T14:03:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131456Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T14:03:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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