POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS PROFESSORES DA UNIVASF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Milka Alves Correia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendonça, José Ricardo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131456
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as políticas públicas e organizacionais voltadas à formação de competências gerenciais dos professores da UNIVASF para gestão. Na maioria dos casos, os atuais gestores da educação não foram preparados para assumir o papel de gestor em instituições de ensino superior (IES). Some-se a isso, a ausência de políticas institucionais – aquelas direcionadas ao professor de ensino superior por meio de políticas públicas (PP) – e de políticas organizacionais (PO) voltadas ao desenvolvimento de competências gerenciais (ÉSTHER, 2007; MEYER JR., MEYER, 2011; MELO, LOPES, RIBEIRO, 2013; MUSSELIN, 2007). Trata-se de um estudo que adotou uma perspectiva predominantemente qualitativa. Os dados foram obtidos via pesquisa documental e corroboram a lacuna de políticas institucionais apontada na literatura especializada. Com a expansão e a interiorização das IFES, a formação de professores-gestores torna-se ainda mais importante, tendo em vista o protagonismo que esses atores assumem na implementação da Política Pública para Educação Superior. Sem políticas institucionais voltadas a formação de professores com competências gerenciais, dificilmente os dirigentes da UNIVASF desempenharão bem seu papel de gestor, e assim, é possível que haja o comprometimento do alcance da eficiência e na eficácia na gestão desta IFES.
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