Os Saberes docentes na classe hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comin, Juliana Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92446
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009
id UFSC_cc47b2f43278e3082ebd2190295cb126
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92446
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os Saberes docentes na classe hospitalarEducaçãoCriançasDoençasHospitalizaçãoCrianças hospitalizadasEducaçãoPratica de ensinoProfessorasHistória de vidaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009Este trabalho teve como objetivo desvelar os saberes docentes construídos por duas professoras que atuam na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão - Florianópolis, SC. Para tanto, buscou-se conhecer a história de vida das professoras e suas práticas pedagógicas, para então compreender os saberes docentes acionados por elas no fazer pedagógico no ambiente hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada em instrumentos de coleta dos dados como observações participantes, entrevistas em profundidade e questionários. As evidências encontradas revelam que os saberes que as professoras utilizam para atuar na classe hospitalar provêm de diferentes instâncias, não somente da formação específica para a docência, ficando evidente o quanto a história de vida de cada uma das professoras, a formação escolar pré-profissional, assim como os saberes provenientes da formação profissional para a docência, a troca com os colegas de trabalho e com os seus alunos são constitutivos dos saberes mobilizados por elas na sua prática cotidiana na classe hospitalar. O trabalho revela também uma prática voltada para a escuta pedagógica que atenta para a valorização da singularidade das expressões de vida de cada educando, de estar atento ao que ele quer dizer nas suas expressões e silêncios. Uma escuta que transcende o físico e é agenciadora de conexões entre intelecto, emoção e pensamento, numa perspectiva de atenção integral. Nesse sentido, uma das possibilidades que emergem para a docência na Classe Hospitalar é construir, de mãos dadas com os sujeitos envolvidos na dinâmica educacional escolar, uma prática pedagógica que se oriente por uma ética do cuidado. Uma prática docente que acolhe os anseios dos sujeitos, orientada por uma atitude de escuta sensível do Outro, que confere legitimidade aos desejos do Outro.Cardoso, Terezinha MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaComin, Juliana Oliveira2012-10-24T08:58:00Z2012-10-24T08:58:00Z2012-10-24T08:58:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf280384http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92446porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T07:20:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:20:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Saberes docentes na classe hospitalar
title Os Saberes docentes na classe hospitalar
spellingShingle Os Saberes docentes na classe hospitalar
Comin, Juliana Oliveira
Educação
Crianças
Doenças
Hospitalização
Crianças hospitalizadas
Educação
Pratica de ensino
Professoras
História de vida
title_short Os Saberes docentes na classe hospitalar
title_full Os Saberes docentes na classe hospitalar
title_fullStr Os Saberes docentes na classe hospitalar
title_full_unstemmed Os Saberes docentes na classe hospitalar
title_sort Os Saberes docentes na classe hospitalar
author Comin, Juliana Oliveira
author_facet Comin, Juliana Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Terezinha Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Comin, Juliana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Crianças
Doenças
Hospitalização
Crianças hospitalizadas
Educação
Pratica de ensino
Professoras
História de vida
topic Educação
Crianças
Doenças
Hospitalização
Crianças hospitalizadas
Educação
Pratica de ensino
Professoras
História de vida
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T08:58:00Z
2012-10-24T08:58:00Z
2012-10-24T08:58:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 280384
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92446
identifier_str_mv 280384
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652228374822912