Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Israel Müller dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214443
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
id UFSC_cfcd496ceb85a7d9f42dec4b6ae21026
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214443
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativaFísicaPartículas (Física nuclear)Super-heróisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.A presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma sequência didática que proporcionasse a inserção do Universo Cinematográfico Marvel em sala de aula de modo a poder contextualizar a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. O aporte teórico deu-se baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica, nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e na Epistemologia de Paul Feyerabend. O produto educacional desenvolvido consiste em uma UEPS, cuja implementação em sala de aula foi analisada, e um livro paradidático, que trata do tema a partir de um viés histórico. Como organizador prévio da UEPS foi selecionado o filme Homem de Ferro 2 e o tópico escolhido a ser ensinado foi a Física Nuclear e de Partículas. Como resultado da análise obteve-se indícios do aumento da predisposição em aprender, o caráter potencialmente significativo do material elaborado, a evolução conceitual referente aos conhecimentos abordados e a potencialidade do uso dos filmes de super-heróis para contextualizar Física no Ensino Médio.<br>Abstract : This research has aimed at the development of a didactic sequence that afforded the insertion of the Marvel Cinematographic Universe in the classroom as a means to contextualize Modern and Contemporary Physics in high school. The theoretical background was based on the Critical Meaningful Learning Theory, in the Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) and in the Epistemology of Paul Feyerabend. The educational product developed consists of a PMTU, whose implementation in the classroom was analyzed, and also a paradidactic book, that deals with the theme from a historical perspective. The movie Iron Man 2 was selected as an advanced organizer to the PMTU and Nuclear and Particle Physics was the topic chosen to be taught. As a result of the analysis, evidence was obtained on: the increased predisposition to learn, the potentially significant character of the material elaborated, the conceptual evolution on the knowledge addressed, and the potentialities of the use of superhero movies to contextualize Physics in high school.Damásio, FelipeUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Israel Müller dos2020-10-21T21:05:24Z2020-10-21T21:05:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| il.application/pdf364637https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214443porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:05:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214443Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:05:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
title Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
spellingShingle Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
Santos, Israel Müller dos
Física
Partículas (Física nuclear)
Super-heróis
title_short Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
title_full Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
title_fullStr Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
title_full_unstemmed Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
title_sort Física nuclear e de partículas e o filme Homem de ferro 2: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
author Santos, Israel Müller dos
author_facet Santos, Israel Müller dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Damásio, Felipe
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Israel Müller dos
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Partículas (Física nuclear)
Super-heróis
topic Física
Partículas (Física nuclear)
Super-heróis
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:05:24Z
2020-10-21T21:05:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 364637
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214443
identifier_str_mv 364637
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652185332875264