História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189550 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110/79 |
id |
UFSC_d11b22b58e60e6bb8590e3349b6038e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189550 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRNHistória da Educação MatemáticaDisciplinas EscolaresFormação de Professores de MatemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110/79Este trabalho apresenta uma caracterização da disciplina história da educação matemática (HEM), praticada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a partir da reformulação do Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em matemática da UFRN, baseada nos seguintes princípios: 1) implicações da pesquisa em história da educação matemática na formação de professores de matemática; 2) a inclusão da perspectiva histórica nas aulas de matemática e 3) a formação de professores de matemática a partir dos estudos e pesquisas realizados no Brasil. A experiência abordou problematizações e situações contextuais que envolvem aspectos socioculturais, epistemológicos e escolares, na apresentação e discussão de aspectos relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino da matemática, para subsidiar a formação do professor de matemática, principalmente em suas atividades como professor-pesquisador. A disciplina foi planejada e desenvolvida com base em temas relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino de matemática em seu contexto histórico como: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Movimento Internacional para a Modernização da Matemática e Ensino de Matemática no Brasil. A bibliografia utilizada foi fundamentada em autores brasileiros que pesquisam em história da educação matemática no Brasil e em outras publicações sobre educação matemática, consideradas necessárias à formação do professor de matemática. A experiência vivenciada apontou a importância do professor de matemática conhecer os movimentos que estrutraram a educação matemática e quais as contribuições desses estudos para a compreensão dos processos de institucionalização da matemática como cultura matemática escolar.HISTEMAT2018-09-02T14:27:50Z2018-09-02T14:27:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN. HISTEMAT Revista de História da Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 185-199, 2016.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189550Mendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:27:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189550Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:27:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN |
title |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN |
spellingShingle |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN Mendes, Iran Abreu História da Educação Matemática Disciplinas Escolares Formação de Professores de Matemática |
title_short |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN |
title_full |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN |
title_fullStr |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN |
title_full_unstemmed |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN |
title_sort |
História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Disciplinas Escolares Formação de Professores de Matemática |
topic |
História da Educação Matemática Disciplinas Escolares Formação de Professores de Matemática |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110/79 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-09-02T14:27:50Z 2018-09-02T14:27:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, I. A.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN. HISTEMAT Revista de História da Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 185-199, 2016. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189550 |
identifier_str_mv |
MENDES, I. A.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN. HISTEMAT Revista de História da Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 185-199, 2016. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651924852965376 |