História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189550
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110/79
id UFSC_d11b22b58e60e6bb8590e3349b6038e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189550
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRNHistória da Educação MatemáticaDisciplinas EscolaresFormação de Professores de MatemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110/79Este trabalho apresenta uma caracterização da disciplina história da educação matemática (HEM), praticada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a partir da reformulação do Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em matemática da UFRN, baseada nos seguintes princípios: 1) implicações da pesquisa em história da educação matemática na formação de professores de matemática; 2) a inclusão da perspectiva histórica nas aulas de matemática e 3) a formação de professores de matemática a partir dos estudos e pesquisas realizados no Brasil. A experiência abordou problematizações e situações contextuais que envolvem aspectos socioculturais, epistemológicos e escolares, na apresentação e discussão de aspectos relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino da matemática, para subsidiar a formação do professor de matemática, principalmente em suas atividades como professor-pesquisador. A disciplina foi planejada e desenvolvida com base em temas relacionados ao desenvolvimento histórico do ensino de matemática em seu contexto histórico como: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Movimento Internacional para a Modernização da Matemática e Ensino de Matemática no Brasil. A bibliografia utilizada foi fundamentada em autores brasileiros que pesquisam em história da educação matemática no Brasil e em outras publicações sobre educação matemática, consideradas necessárias à formação do professor de matemática. A experiência vivenciada apontou a importância do professor de matemática conhecer os movimentos que estrutraram a educação matemática e quais as contribuições desses estudos para a compreensão dos processos de institucionalização da matemática como cultura matemática escolar.HISTEMAT2018-09-02T14:27:50Z2018-09-02T14:27:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN. HISTEMAT Revista de História da Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 185-199, 2016.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189550Mendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:27:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189550Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:27:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
title História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
spellingShingle História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
Mendes, Iran Abreu
História da Educação Matemática
Disciplinas Escolares
Formação de Professores de Matemática
title_short História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
title_full História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
title_fullStr História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
title_full_unstemmed História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
title_sort História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Disciplinas Escolares
Formação de Professores de Matemática
topic História da Educação Matemática
Disciplinas Escolares
Formação de Professores de Matemática
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110/79
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-09-02T14:27:50Z
2018-09-02T14:27:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, I. A.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN. HISTEMAT Revista de História da Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 185-199, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189550
identifier_str_mv MENDES, I. A.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência disciplinar na UFRN. HISTEMAT Revista de História da Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 185-199, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651924852965376