As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93422 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, Florianópolis. 2009 |
id |
UFSC_d4c12dc29ff38d21919d319f69d9db72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93422 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro AlmodóvarLiteraturaCinema e literaturaMelodrama no cinemaArqueologiaGenealogiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, Florianópolis. 2009Os conceitos de arqueologia e de genealogia desenvolvidos por Michel Foucault são referenciais e elementos dinamizadores da análise em questão, voltada às possíveis articulações entre o cinema de Pedro Almodóvar e as suas textualidades fundadoras # o melodrama cinematográfico, o cinema clássico hollywoodiano, a filmografia de Luís Buñuel, a trilogia materna de Garcia Lorca #, ligações permeadas pela subversão e pela perversidade. Na filmografia do diretor/autor, o caráter transgressivo vai além da inversão e do deslocamento, fazendo-se presente também através de ausências inquietantes. O silenciamento das vozes que representam o poder patriarcal, em Almodóvar, revela uma perturbadora ausência. No entanto, sob a superfície de suas conhecidas #cores#, sob a efusividade de suas personagens, sob o complexo emaranhado de suas tramas, podemos entrever os #fantasmas#, as #sombras# que permeiam a história e a cultura espanholas. A ênfase na temática do desejo, do hedonismo, da maternidade; a insistente representação dos laços de solidariedade estabelecidos entre mulheres, entre mães e filhos/as, podem ser vistas como estratégias discursivas que abafam as vozes pretéritas opressoras e as suas ruínas.Garcia, Wladimir Antonio da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaFelippe, Renata Farias de2012-10-24T22:16:13Z2012-10-24T22:16:13Z2012-10-24T22:16:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf267261http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93422porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T09:43:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93422Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T09:43:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar |
title |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar |
spellingShingle |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar Felippe, Renata Farias de Literatura Cinema e literatura Melodrama no cinema Arqueologia Genealogia |
title_short |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar |
title_full |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar |
title_fullStr |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar |
title_full_unstemmed |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar |
title_sort |
As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar |
author |
Felippe, Renata Farias de |
author_facet |
Felippe, Renata Farias de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Wladimir Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felippe, Renata Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Cinema e literatura Melodrama no cinema Arqueologia Genealogia |
topic |
Literatura Cinema e literatura Melodrama no cinema Arqueologia Genealogia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, Florianópolis. 2009 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-24T22:16:13Z 2012-10-24T22:16:13Z 2012-10-24T22:16:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
267261 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93422 |
identifier_str_mv |
267261 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652149762031616 |