Formas matemáticas no olhar sobre o corpo humano: pensamento, técnica, arte e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerscher, Mônica Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245390
Resumo: Este artigo é um exercício analítico acerca de um modo de pensar em que a matemática opera nas formas de representar e falar sobre o desenho do corpo humano. Com uma atitude problematizadora, indaga-se: como e de onde provém uma técnica que coloniza modos de representar e olhar para o corpo em atividades de arte e matemática na sala de aula? Isto significa analisar uma modulação do olhar e do pensar que organiza a representação imagética do corpo humano, dá forma à imagem e ordena o pensamento, em que a matemática opera como agente e efeito de um modo de colonização. Para tanto, toma-se diferentes modos de representar o corpo na história da arte, operando num movimento teórico-metodológico, com “a perspectiva da visualidade para a visualização em Educação Matemática”. Com isso, levantam-se possibilidades outras de (re) pensar com imagens, analisando-as sob o viés de um pensamento matemático decolonial, ou seja, um pensamento que questiona e denuncia os efeitos de verdade e as visualidades matemáticas hegemônicas. Disto, então reinventar-se para re-existir na Educação Matemática
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