REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, RENATA CRISTINA GOMES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: VIVAS, ELIANE SILVA, NUNES, THIAGO SOARES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201809
Resumo: Com o fomento das transformações sofridas no contexto educacional e organizacional, as IES buscam atender as demandas dos alunos com deficiências que necessitam de educação assistida, com o compromisso de garantir o acesso a todos à educação e valorização da diversidade humana. Desta forma, o presente artigo tem como finalidade investigar as ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) do Centro Universitário Una, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte em relação aos alunos com deficiência. O estudo caracteriza-se como estudo de caso, qualitativo e descritivo, bibliográfico e documental, realizado por meio de entrevista com dois funcionários do setor. As ações do programa são voltadas tanto aos alunos com deficiência, desde o apoio individual a adaptação e acompanhamento em sala de aula, quanto aos docentes na criação do plano de intervenção. Observou-se que o NAAP promove ações que minimizam a discriminação dos alunos com deficiência no ensino superior e abre espaços para discussões relacionadas à equidade e respeito aos diferentes. No entanto, como toda construção, faltam recursos para que essas informações cheguem aos alunos deficientes, assim como os demais recebem.
id UFSC_d9d6c7e8b9f11ba5a22b8c0c83cee687
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201809
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIACom o fomento das transformações sofridas no contexto educacional e organizacional, as IES buscam atender as demandas dos alunos com deficiências que necessitam de educação assistida, com o compromisso de garantir o acesso a todos à educação e valorização da diversidade humana. Desta forma, o presente artigo tem como finalidade investigar as ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) do Centro Universitário Una, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte em relação aos alunos com deficiência. O estudo caracteriza-se como estudo de caso, qualitativo e descritivo, bibliográfico e documental, realizado por meio de entrevista com dois funcionários do setor. As ações do programa são voltadas tanto aos alunos com deficiência, desde o apoio individual a adaptação e acompanhamento em sala de aula, quanto aos docentes na criação do plano de intervenção. Observou-se que o NAAP promove ações que minimizam a discriminação dos alunos com deficiência no ensino superior e abre espaços para discussões relacionadas à equidade e respeito aos diferentes. No entanto, como toda construção, faltam recursos para que essas informações cheguem aos alunos deficientes, assim como os demais recebem.INPEAU/UFSC2019-11-26T13:05:41Z2019-11-26T13:05:41Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201809BATISTA, RENATA CRISTINA GOMESVIVAS, ELIANE SILVANUNES, THIAGO SOARESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T13:05:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201809Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T13:05:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
title REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
BATISTA, RENATA CRISTINA GOMES
title_short REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
title_full REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
title_sort REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
author BATISTA, RENATA CRISTINA GOMES
author_facet BATISTA, RENATA CRISTINA GOMES
VIVAS, ELIANE SILVA
NUNES, THIAGO SOARES
author_role author
author2 VIVAS, ELIANE SILVA
NUNES, THIAGO SOARES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, RENATA CRISTINA GOMES
VIVAS, ELIANE SILVA
NUNES, THIAGO SOARES
description Com o fomento das transformações sofridas no contexto educacional e organizacional, as IES buscam atender as demandas dos alunos com deficiências que necessitam de educação assistida, com o compromisso de garantir o acesso a todos à educação e valorização da diversidade humana. Desta forma, o presente artigo tem como finalidade investigar as ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) do Centro Universitário Una, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte em relação aos alunos com deficiência. O estudo caracteriza-se como estudo de caso, qualitativo e descritivo, bibliográfico e documental, realizado por meio de entrevista com dois funcionários do setor. As ações do programa são voltadas tanto aos alunos com deficiência, desde o apoio individual a adaptação e acompanhamento em sala de aula, quanto aos docentes na criação do plano de intervenção. Observou-se que o NAAP promove ações que minimizam a discriminação dos alunos com deficiência no ensino superior e abre espaços para discussões relacionadas à equidade e respeito aos diferentes. No entanto, como toda construção, faltam recursos para que essas informações cheguem aos alunos deficientes, assim como os demais recebem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T13:05:41Z
2019-11-26T13:05:41Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201809
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652082759073792