Entre o eucronimo e o anacronismo: percepções da imagem na coluna Garotas do Alceu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniela Queiroz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129369
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2014.
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spelling Entre o eucronimo e o anacronismo: percepções da imagem na coluna Garotas do AlceuHistóriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2014.O trabalha aborda as temporalidades da imagem da coluna Garotas do Alceu da revista O Cruzeiro. Coluna de humor e comportamento que foi editada de 1938 à 1964 em uma das revistas brasileiras de maior circulação do século XX. A coluna marcou-se por suas ilustrações assinadas por Alceu Penna. As percepções eucrônica da imagem perpassam questões referentes a seu tempo de produção, sua reprodutibilidade, a indústria gráfica. Foram imagens envoltas a publicidades, comportamentos, morais e modas em voga em seu tempo histórico de produção. Contudo, segundo Georges Didi-Huberman, a imagem pertence ao tempo. Tempos múltiplos, impuros, heterogêneos, dialéticos, anacrônicos também perpassam a imagem em questão. As Garotas do Alceu, as pin-ups, foram também analisadas como ninfas. As pin-ups foram uma das marcas da imprensa do século XX e dividiram as páginas de periódicos com a guerra. As Garotas como a ninfa moderna que associa o belo ao trauma.<br>Abstract : The paper addresses the image temporalities of the column Girls of Alceu in the O Cruzeiro magazine. The mood and behavior column was edited from 1938 to1964 and was one of Brazil's largest circulation magazines of the XXth Century.The column was recognized by its illustrations signed by Alceu Penna. The eucronical image perceptions permeate issues regarding their production time, reproducibility, the printing industry. Those images were surrounded by advertisement, behavior, morals and fashion in vogue in their historical production time. However, according to Georges Didi-Huberman, the image belongs to time. Multiple times, impure, heterogeneous, dialectic, anachronous also pervade the image in concern. The Girls of Alceu, pin- ups, were also analyzed as nymphs. The pin- ups were a hallmark of the XXth Century pressand divided journal pages with the war. The Girls as a modern nymph that combines the beauty and trauma.Flores, Maria Bernardete RamosUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Daniela Queiroz2015-02-05T21:00:37Z2015-02-05T21:00:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis392 p.| il.application/pdf327581https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129369porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:00:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129369Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:00:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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