ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcio Lucas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252619
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.
id UFSC_dc68addaea80c6bbde03af6dec60589d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252619
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARESleituraincentivo a leiturabiblioteca escolarTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.O primeiro contato com os livros e os espaços da biblioteca é de extrema importância para que os alunos vejam a leitura como um prazer e uma ferramenta de conhecimento, principalmente na turma da primeira série, que ainda não tem o hábito e o gosto pela leitura. Com isso, o objetivo deste artigo é de identificar abordagens práticas para o incentivo à leitura em bibliotecas escolares. Tem como base a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, sendo um estudo exploratório, em que a coleta de dados aconteceu no primeiro semestre de 2023, e realizada em sites como a Scielo e BRAPCI, com recorte temporal de 10 anos e filtrado pelas palavras chaves. Teve como resultado que a leitura é a base da vida de qualquer pessoa por meio da qual aprende-se conhecimento, cultural, moral, social, histórico, mas é vista como algo sobre o qual o sistema educacional é construído e, por isso, torna-se cansativa. Diante dessa necessidade, é fundamental a criação de programas nas bibliotecas que disponibilizem espaço suficiente para o incentivo à leitura. Concluindo que a leitura é um processo comunicativo perpétuo que promove a interação entre as pessoas porque facilita a troca de experiências, o diálogo entre as pessoas, a construção e consolidação de ideias, a existência individual e a existência social. As bibliotecas estão entre os locais com maior potencial para atividades que estimulem e fortaleçam a inclusão social, política e cultural dos indivíduos.The first contact with books and library spaces is extremely important for students to see reading as a pleasure and a tool for knowledge, especially in first graders, who do not yet have the habit and taste for reading. Therefore, the objective of this article is to identify practical approaches for encouraging reading in school libraries. It is based on qualitative bibliographical research, being an exploratory study, in which data collection took place in the first half of 2023, and carried out on websites such as Scielo and BRAPCI, with a time frame of 10 years and filtered by key words. The result was that reading is the basis of anyone's life through which knowledge, cultural, moral, social, historical, is learned, but it is seen as something on which the educational system is built and, therefore, makes it - tiring. Given this need, it is essential to create programs in libraries that provide sufficient space to encourage reading. Concluding that reading is a perpetual communicative process that promotes interaction between people because it facilitates the exchange of experiences, dialogue between people, the construction and consolidation of ideas, individual existence and social existence. Libraries are among the places with the greatest potential for activities that stimulate and strengthen the social, political and cultural inclusion of individualsFlorianópolis, SCMattos, Keitty Rodrigues VieiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Ferreira, Marcio Lucas2023-12-08T18:54:05Z2023-12-08T18:54:05Z2023-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis16fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252619Florianópolis, SC.Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-08T18:54:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252619Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-08T18:54:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
title ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
spellingShingle ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
Ferreira, Marcio Lucas
leitura
incentivo a leitura
biblioteca escolar
title_short ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
title_full ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
title_fullStr ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
title_full_unstemmed ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
title_sort ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
author Ferreira, Marcio Lucas
author_facet Ferreira, Marcio Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Keitty Rodrigues Vieira
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcio Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
incentivo a leitura
biblioteca escolar
topic leitura
incentivo a leitura
biblioteca escolar
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08T18:54:05Z
2023-12-08T18:54:05Z
2023-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252619
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043835119271936