Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Antonio Carlos de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_dd3e9b04e9edfe0448fba90381472d2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85558
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PREngenharia de produçãoEstagios supervisionadosEnsino tecnicoEstagiosGestão do conhecimentoSucessoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo do presente estudo foi: Identificar os fatores críticos de sucesso que permita ao aluno dos Cursos de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) adquirir competências durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para a realização do estudo, o problema central foi: Quais são os fatores críticos de sucesso na aquisição de competências, por parte dos alunos na realização do seu ECS? As questões de pesquisa levantadas foram: (i) O sistema de ECS possui ferramentas para avaliar a aquisição de competências através da atividade e em que medida está apropriado? (ii) Como formalizar as competências adquiridas ou transformadas pelos alunos-estagiários durante a realização de seu ECS? (iii) Como e até que ponto é possível ao aluno-estagiário produzir e compartilhar competências com os envolvidos na atividade? (iv) É possível a implantação de um SGC em IES, tendo como ponto de partida o ECS? O método utilizado para a pesquisa foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada em função de sua natureza como aplicada; em função do problema como qualitativa; em função dos objetivos como exploratória e em função dos procedimentos técnicos como um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. O método utilizado para as inferências foi a análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos, um teórico e um de pesquisa de campo efetivado em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com coordenadores de estágio e com alunos-estagiários. As temáticas perquiridas foram: no Estágio Curricular Supervisionado, o trabalho de coordenação, orientação, supervisão; possibilidades para a aquisição de novos conhecimentos e competências e as possibilidades e limitações para o compartilhamento desses novos conhecimentos e essas novas competências; a aquisição e gestão do conhecimento e a aquisição de competência. Como conclusão, foram constatados os seguintes aspectos: os principais fatores críticos de sucesso para a aquisição de competências durante a realização do ECS dizem respeito a deficiências na orientação, na disponibilização dos documentos gerados quando da realização do ECS e na defesa pública do estágio, na Instituição de Ensino pesquisada; na supervisão e ambientação do estagiário nas empresas pesquisadas. Existe aquisição de novos conhecimentos e de competências por parte dos alunos-estagiários durante a realização do ECS; existe possibilidade para se implantar um Sistema de Gestão do Conhecimento na atividade, mas esta implantação é limitada devido a um despreparo das pessoas envolvidas no processo e de inadequações nos ambientes de estágio, na Instituição de Ensino e nas empresas concedentes de vaga de estágio.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaFrancisco, Antonio Carlos de2012-10-20T20:03:10Z2012-10-20T20:03:10Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxv, 166 f.| il., tabs.application/pdf193667http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T10:57:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85558Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T10:57:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
title Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
spellingShingle Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
Francisco, Antonio Carlos de
Engenharia de produção
Estagios supervisionados
Ensino tecnico
Estagios
Gestão do conhecimento
Sucesso
title_short Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
title_full Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
title_fullStr Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
title_full_unstemmed Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
title_sort Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
author Francisco, Antonio Carlos de
author_facet Francisco, Antonio Carlos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Neri dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Antonio Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Estagios supervisionados
Ensino tecnico
Estagios
Gestão do conhecimento
Sucesso
topic Engenharia de produção
Estagios supervisionados
Ensino tecnico
Estagios
Gestão do conhecimento
Sucesso
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T20:03:10Z
2012-10-20T20:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 193667
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558
identifier_str_mv 193667
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xv, 166 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232402403328