Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_dd3e9b04e9edfe0448fba90381472d2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85558 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PREngenharia de produçãoEstagios supervisionadosEnsino tecnicoEstagiosGestão do conhecimentoSucessoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo do presente estudo foi: Identificar os fatores críticos de sucesso que permita ao aluno dos Cursos de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) adquirir competências durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para a realização do estudo, o problema central foi: Quais são os fatores críticos de sucesso na aquisição de competências, por parte dos alunos na realização do seu ECS? As questões de pesquisa levantadas foram: (i) O sistema de ECS possui ferramentas para avaliar a aquisição de competências através da atividade e em que medida está apropriado? (ii) Como formalizar as competências adquiridas ou transformadas pelos alunos-estagiários durante a realização de seu ECS? (iii) Como e até que ponto é possível ao aluno-estagiário produzir e compartilhar competências com os envolvidos na atividade? (iv) É possível a implantação de um SGC em IES, tendo como ponto de partida o ECS? O método utilizado para a pesquisa foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada em função de sua natureza como aplicada; em função do problema como qualitativa; em função dos objetivos como exploratória e em função dos procedimentos técnicos como um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. O método utilizado para as inferências foi a análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos, um teórico e um de pesquisa de campo efetivado em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com coordenadores de estágio e com alunos-estagiários. As temáticas perquiridas foram: no Estágio Curricular Supervisionado, o trabalho de coordenação, orientação, supervisão; possibilidades para a aquisição de novos conhecimentos e competências e as possibilidades e limitações para o compartilhamento desses novos conhecimentos e essas novas competências; a aquisição e gestão do conhecimento e a aquisição de competência. Como conclusão, foram constatados os seguintes aspectos: os principais fatores críticos de sucesso para a aquisição de competências durante a realização do ECS dizem respeito a deficiências na orientação, na disponibilização dos documentos gerados quando da realização do ECS e na defesa pública do estágio, na Instituição de Ensino pesquisada; na supervisão e ambientação do estagiário nas empresas pesquisadas. Existe aquisição de novos conhecimentos e de competências por parte dos alunos-estagiários durante a realização do ECS; existe possibilidade para se implantar um Sistema de Gestão do Conhecimento na atividade, mas esta implantação é limitada devido a um despreparo das pessoas envolvidas no processo e de inadequações nos ambientes de estágio, na Instituição de Ensino e nas empresas concedentes de vaga de estágio.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaFrancisco, Antonio Carlos de2012-10-20T20:03:10Z2012-10-20T20:03:10Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxv, 166 f.| il., tabs.application/pdf193667http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T10:57:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85558Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T10:57:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR |
title |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR |
spellingShingle |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR Francisco, Antonio Carlos de Engenharia de produção Estagios supervisionados Ensino tecnico Estagios Gestão do conhecimento Sucesso |
title_short |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR |
title_full |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR |
title_fullStr |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR |
title_full_unstemmed |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR |
title_sort |
Aquisição de competências no estágio curricular supervisionado: o caso dos cursos de engenharia do CEFET-PR |
author |
Francisco, Antonio Carlos de |
author_facet |
Francisco, Antonio Carlos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Neri dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Antonio Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Estagios supervisionados Ensino tecnico Estagios Gestão do conhecimento Sucesso |
topic |
Engenharia de produção Estagios supervisionados Ensino tecnico Estagios Gestão do conhecimento Sucesso |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T20:03:10Z 2012-10-20T20:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
193667 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558 |
identifier_str_mv |
193667 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xv, 166 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652232402403328 |