POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUNIOR, Gilson CRUZ
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240256
Resumo: Este ensaio tem como objetivo discutir o vínculo entre educação e tecnologias, fornecendo elementos para a crítica da educação digital, a partir da interlocução com o pensamento de Neil Selwyn. Como resultado, tem-se que o cerne do referido debate se encontra eivado por vícios explicativos e interpretativos que, no geral, derivam do determinismo tecnológico. Por fim, descrevem-se os princípios e os objetivos da sociologia digital, refletindo sobre o seu potencial analítico em relação às problemáticas que envolvem as apropriações escolares/educacionais das tecnologias de informação e comunicação
id UFSC_ddda982dcca9efed2f8b2e427250e3d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240256
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIASEducaçãoTecnologias digitaisTecnologias educaionaisSociologia digitalNeil SelwynEste ensaio tem como objetivo discutir o vínculo entre educação e tecnologias, fornecendo elementos para a crítica da educação digital, a partir da interlocução com o pensamento de Neil Selwyn. Como resultado, tem-se que o cerne do referido debate se encontra eivado por vícios explicativos e interpretativos que, no geral, derivam do determinismo tecnológico. Por fim, descrevem-se os princípios e os objetivos da sociologia digital, refletindo sobre o seu potencial analítico em relação às problemáticas que envolvem as apropriações escolares/educacionais das tecnologias de informação e comunicação2022-09-29T12:47:33Z2022-09-29T12:47:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240256JUNIOR, Gilson CRUZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T12:47:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-29T12:47:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
title POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
spellingShingle POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
JUNIOR, Gilson CRUZ
Educação
Tecnologias digitais
Tecnologias educaionais
Sociologia digital
Neil Selwyn
title_short POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
title_full POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
title_fullStr POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
title_full_unstemmed POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
title_sort POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
author JUNIOR, Gilson CRUZ
author_facet JUNIOR, Gilson CRUZ
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JUNIOR, Gilson CRUZ
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias digitais
Tecnologias educaionais
Sociologia digital
Neil Selwyn
topic Educação
Tecnologias digitais
Tecnologias educaionais
Sociologia digital
Neil Selwyn
description Este ensaio tem como objetivo discutir o vínculo entre educação e tecnologias, fornecendo elementos para a crítica da educação digital, a partir da interlocução com o pensamento de Neil Selwyn. Como resultado, tem-se que o cerne do referido debate se encontra eivado por vícios explicativos e interpretativos que, no geral, derivam do determinismo tecnológico. Por fim, descrevem-se os princípios e os objetivos da sociologia digital, refletindo sobre o seu potencial analítico em relação às problemáticas que envolvem as apropriações escolares/educacionais das tecnologias de informação e comunicação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-09-29T12:47:33Z
2022-09-29T12:47:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240256
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652202240114688