O problema científico: construção formal ou delimitação no real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez, Arsênio José Carmona
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84191
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_e175aed2b7d5634b9c2df173341579e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84191
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O problema científico: construção formal ou delimitação no realEducaçãoCiencia -MetodologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Se realiza um estudio teórico encaminhado a refletir sobre as peculiaridades do processo de delimitação do problema científico nas atuais condições de desenvolvimento da ciência como força produtiva direta, questionando em que medida a abordagem da ciência como uma forma especial de atividade cognitivo-transformadora da realidade demanda formas qualitativamente novas de delimitação de seus problemas; se parte da tese de que a identificação e delimitação do problema científico estão historicamente condicionadas pelas formas concretas que adota a atividade científica para responder às exigências que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social fazem à ciência, assim como responder às demandas do desenvolvimento intrínseco da própria ciência. A reflexão se organiza utilizando o método de elevação do abstrato ao concreto elaborado por Marx, considerando a categoria "atividade" como categoria de partida. Se discute se a finalidade do problema científico é representar ou intervir e como intervir e finalmente se elaboram considerações finais sobre a confirmação da tese assumida, evidenciando a importância metodológica de partir das categorias "atividade socio-humana", "atividade científica" para abstrair e concretizar as características essenciais da categoria "problema científico", assim como outras considerações sobre o sujeito. A revolução científico-técnica, e outros aspectos da atividade científica. Se conclui que o problema científico necessariamente tem de ser delimitado no real, nas condições histórico-concretas em que se realiza a atividade humana e não pode ser reduzido a uma mera construção formal.Florianópolis, SCEtges, Norberto JacobUniversidade Federal de Santa CatarinaGutiérrez, Arsênio José Carmona2012-10-20T07:07:22Z2012-10-20T07:07:22Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisviii, 125 f.| il.application/pdf190172http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84191porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T11:57:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84191Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T11:57:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O problema científico: construção formal ou delimitação no real
title O problema científico: construção formal ou delimitação no real
spellingShingle O problema científico: construção formal ou delimitação no real
Gutiérrez, Arsênio José Carmona
Educação
Ciencia -
Metodologia
title_short O problema científico: construção formal ou delimitação no real
title_full O problema científico: construção formal ou delimitação no real
title_fullStr O problema científico: construção formal ou delimitação no real
title_full_unstemmed O problema científico: construção formal ou delimitação no real
title_sort O problema científico: construção formal ou delimitação no real
author Gutiérrez, Arsênio José Carmona
author_facet Gutiérrez, Arsênio José Carmona
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Etges, Norberto Jacob
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutiérrez, Arsênio José Carmona
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciencia -
Metodologia
topic Educação
Ciencia -
Metodologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T07:07:22Z
2012-10-20T07:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 190172
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84191
identifier_str_mv 190172
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 125 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652006245531648