Sadomasoquismo tropical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Diego
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229786
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.
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spelling Sadomasoquismo tropicalLiteraturaLiteratura brasileiraSadomasoquismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.Esta tese de doutorado tem por objetivo ler o sadomasoquismo na literatura brasileira como produto mais bem-acabado da produção literária brasileira contemporânea, notadamente a partir da figura de Glauco Mattoso. Desde a colonização, o olhar que se voltou ao passado a fim de dar conta dos acontecimentos que levaram o Brasil de Colônia a Império e, posteriormente, a República, marca-se pela primazia que concede aos aspectos sexuais presentes nas relações sociais como exacerbadamente constantes, e isso em consonância com alguns dos detentores de leituras hegemônicas a respeito da formação da sociedade e, por consequência, da literatura brasileiras, como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda e Antonio Candido. Entretanto, as leituras feitas a partir desses olhares não raro eufemizam e abrandam processos que foram, indiscutivelmente, violentos, como o extermínio indígena e a escravidão. A literatura brasileira, não deixando de refletir e de, em grande medida, denunciar esses acontecimentos, não deixa de estar, ela própria, ?contaminada? por personagens sádicas, masoquistas, fetichistas, que subvertem, no âmbito das relações sexuais, a ordem das relações sociais de uma sociedade marcada pela herança colonialista e escravocrata. Para além da literatura dita ?oficial?, sempre haverá pontos fora da curva, como é o caso, por aqui, de João do Rio e Glauco Mattoso, os dois pilares a partir dos quais ora se transita a fim de aventar uma hipótese em que o sadomasoquismo figura como revelador de potências até então escamoteadas ou simplesmente ignoradas na literatura brasileira, inclusive entre os escritores ?oficiais?. Para tanto, mobiliza-se um corpus teórico que dê conta da conceituação do sadomasoquismo enquanto prática, ética e estética, para além das diluições dadas pelo contato desse dispositivo sexual com a cultura de massas, especialmente a partir dos anos 1970. Se a pornografia em literatura se apresenta em praticamente todas as culturas que possuem uma literatura, seja ela escrita ou oral, até os anos 1970 do século XX, no Ocidente, esse tipo de texto ficou relegado às edições clandestinas e, quando veio à luz, foi censurado. De todo modo, o recorte que aqui se performa não pretende dar conta de toda uma história da literatura pornográfica mundial, senão ancorar-se em textos os quais, mais especificamente, abordam, de maneira velada ou explícita, a questão do sadomasoquismo nos contextos europeu, norte-americano e brasileiro, desde as suas ressonâncias na obra de Sade, passando por Sacher-Masoch e o decadentismo, Pauline Réage e, por fim, aportando no Brasil de fins do século XIX e início do XX para, daí, se chegar a Glauco Mattoso. Este, a partir daí, é entendido não apenas como o resultado de uma gama de polêmicas discursivas em torno do sadomasoquismo, mas, de igual modo, como o exemplo por excelência de poeta contemporâneo brasileiro, em sua atualidade no que diz respeito aos discursos que se veiculam a respeito do tema.Abstract: This thesis seeks to read sadomasochism in Brazilian literature as the most well-finished product of contemporary Brazilian literary production, mostly through the figure of Glauco Mattoso. Since colonization, it happens so in here that the gaze turned towards the past that seeks to understand the events that took Brazil from a colony to an empire and, lately, a republic is marked by the focus it puts in the exacerbate aspects given to sexual aspects present in social relations, in consonance with some of the owners of hegemonic readings about the formation of Brazilian society and, in consequence, its literature, such as Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda and Antonio Candido. However, the readings performed by these scholars generally minimize or soften processes that were, unarguably, violent, such as Indian extermination and slavery. Brazilian literature, not excusing itself from reflecting and, to some extent, denouncing such violence is, itself, ?contaminated? by sadistic, masochistic and fetishist characters, which subvert, in the topic of sexual relations, the order of social relations in a society marked by a colonialist and slaver past. Beyond the one considered an ?official? literature, there will always be points ahead of the curve, as is the case, in here, of João do Rio and Glauco Mattoso, the two pillars between which in here we move with the objective of thinking a hypothesis in which sadomasochism figures as revealing vector of potencies until now hidden or simply ignored in Brazilian literature, even in the so-called ?official? writers. For this, a theoretical corpus is mobilized which seeks to conceptualize sadomasochism as a practice, an ethic, and an aesthetic, beyond the dilutions that result from the contact of this sexual device with mass culture especially after the 1970?s. If pornography in literature is presented in all societies which have a literature, be it written or oral, until the 1970?s, in the West, these kinds of texts have been relegated to clandestine editions and censored when they came to light. The analysis here performed, however, has no intention to talk about worldwide pornographic literature, but to anchor itself to texts which, more specifically, implicitly or explicitly, talk about sadomasochism in its European, North American and Brazilian contexts, since its resonances in the work of Sade, passing through Sacher-Masoch and Decadentism, Pauline Réage and, finally coming to late 19th and early 20th centuries arrive at Glauco Mattoso. This writer is then understood as not only the result of a series of discursive controversies around sadomasochism but, also, as an example par excellence of a contemporary Brazilian poet, in his topicality about the discourses risen about the subject.Wolff, Jorge H.Universidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Diego2021-11-11T19:24:20Z2021-11-11T19:24:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis313 p.| il.application/pdf373602https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229786porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:24:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229786Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:24:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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