Estresse no atendimento odontopediátrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadore, Gisele
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133519
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
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spelling Estresse no atendimento odontopediátricoestressecriançatratamento odontopediátrioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.Esta pesquisa foi realizada na clínica-escola da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pela disciplina de Odontopediatria, com o objetivo de investigar as manifestações de estresse nos pacientes odontopediátricos, o nível de estresse de seus responsáveis, bem como a percepção dos alunos sobre os principais fatores estressores relacionados ao atendimento odontológico infantil. Participaram do estudo crianças entre 7 e 12 anos de idade, seus responsáveis e os acadêmicos do curso de Odontologia da 8ª fase, 9ª A e 9ª B. A coleta dos dados foi realizada por meio dos questionários: Escala de Stress Infantil (ESI), para avaliar as manifestações de estresse das crianças; Levantamento de Sintomas de Stress (LSS) respondido por seus responsáveis, a fim de identificar o nível de estresse dos mesmos; Questionário Fatores Estressores na Odontopediatria (FEO), aplicado aos acadêmicos do curso, identificando os principais fatores estressores relacionados ao atendimento odontopediátrico. Após realizarem o atendimento às crianças, foram preenchidas duas Fichas de Observação Clínica (FOC) para avaliação de seu comportamento. A idade média das crianças foi de 9,08 anos. A proporção entre os gêneros foi 64,7% masculino (n=33) e 35,3% feminino (n=18), e destas crianças, 37,3% (n=19) manifestaram estresse. A idade média dos responsáveis foi 38,8 anos e 80,4% pertenciam ao gênero feminino (n=40) e destes, 19,6% (n=10) enquadraram-se na categoria “estressados”. Para análise estatística foram utilizados os testes de Qui Quadrado e Exato de Fischer (p<0,05). Houve associação significativa entre o estresse do adulto e da criança (p=0,029). Dos 130 alunos que participaram do estudo, 30% foram do gênero masculino (n=39) e 70% do gênero feminino (n=91) com idades entre 21 e 32 anos (média: 24 anos). As especialidades às quais os alunos mais se identificaram foram: Dentística (23,1%) e Prótese (16,9%). A Odontopediatria foi escolhida por 3,8% dos estudantes, apesar de 87,7% dos alunos terem relatado gostar de crianças e de atendê-las (59,2%). Os principais fatores estressores relatados foram: manejar comportamentos não colaboradores (84,6%), pacientes que não aceitam o tratamento (67,7%) e lidar com a dor e ansiedade do paciente (65,4%). Para a FOC, participaram 27 crianças, totalizando 54 questionários. Pôde-se observar que a maioria delas se comportou tanto no 1º quanto no 2º momento clínico (96,3% e 88,9%). Concluiu-se que as crianças que apresentaram estresse estavam relacionadas a responsáveis estressados. A Dentística foi a especialidade mais escolhida, entretanto, os acadêmicos relataram gostar de se relacionar com crianças. Manejar os comportamentos não colaboradores foi o principal fator estressor no atendimento odontopediátrico, ainda que a maioria das crianças seja colaboradora da 1ª a 2ª consulta.This research was conducted in pediatric dentistry clinic of the undergraduate school of dentistry of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The study subjects were patients (7-12 years old), their parents and the students. The objective was to investigate the manifestations of stress in patients, the stress level of their parents, as well as the perception of the undergrad students on the main stress factors related to children's dental care. For data collection, the following questionnaires were applied: Child Stress Scale (ESI) responded by children; Stress Symptoms Survey (LSS) answered by the parents; Stressful Factors in Pediatric Dentistry (OEMs) and Clinical Observation Sheet applied to the students. The study included 51 children (64.7% boys and 35.3% girls) with a mean age of 9.08 years. Approximately 37% felt stress during dental care. The average age of parents was 38.8 years, and most were females (80.4%). In relation to the stress level of adults, 19.6% were present in the stressed category. There was a significant association between stress in adults and children (p-value 0.029). Of the 130 students who participated in the study, 30% were male and 70% female with ages between 21 and 32 years (mean = 24 years). Among the specialties that more students were identified: Dentistry (23.1%) and prosthesis (16.9%). The Pediatric Dentistry was chosen by 3.8% of students, yet about 59% of the sample reported like to treat children. The main reported stressors: managing behaviors not employees (84.6%) patients who do not accept the treatment (67.7%) and deal with the pain and anxiety of patients (65.4%).Regarding the clinical assessment sheets, 27 children were included, most of them showed good behavior in all dental visits. It was concluded that children who had stress were related to stress parents. The Dentistry was the specialty most preferred by students; however, the students reported interest in performing clinical care in children. Manage the behavior was the main stressor in care pediatric dentistry. Keywords: stress, pediatric dentistry, children.Oliveira, Joecí deUniversidade Federal de Santa CatarinaCadore, Gisele2015-07-03T01:33:51Z2015-07-03T01:33:51Z2015-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133519porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-03T01:33:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133519Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-03T01:33:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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